Sustentabilidade

Fazenda urbana com estufa de 1,5 mil m² é a mais nova atração em shopping de BH

O espaço recém criado no Boulevard Shopping é capaz de gerar até 50 mil pés de alfaces e ervas por mês

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/09/2017 13:34 / atualizado em 19/09/2017 14:52 Joana Gontijo /Lugar Certo
Boulevard Shopping/Divulgação

Seguindo os preceitos da sustentabilidade e atento às novas exigências modernas sobre o consumo e a produção inteligente e responsável dos alimentos, o Boulevard Shopping, em Belo Horizonte, firmou parceria com a startup BeGreen para apresentar ao público a fazenda urbana. É um espaço ao ar livre de 2,7 mil m² para plantação de hortaliças sem agrotóxicos, a partir de um método aquapônico de cultivo em associação com a criação de peixes.

O projeto inclui um sistema de compostagem, que gera substrato com os resíduos orgânicos oriundos da praça de alimentação do mall, e também tecnologia para captação de água pluvial, com o objetivo de otimizar os gastos.

Boulevard Shopping/Divulgação

No planejamento da fazenda foram especificados contêineres que, ao invés de virar entulho e sucata, dão forma às instalações, além dos móveis feitos com madeira plástica, matéria prima concebida com plástico reciclado. O piso, por sua vez, é todo executado com despojos de mineração.

Com 1,5 mil m², a estufa consegue fornecer até 50 mil pés de alface e ervas mensalmente. O local também reúne uma loja para a comercialização dos itens cultivados e de produtores locais, além de um restaurante com o mote "farm-to-table" (da fazenda para a mesa) , com o cardápio baseado nos alimentos orgânicos que estão disponíveis ali mesmo.

Boulevard Shopping/Divulgação

Um local para encontro e convivência, com mesas, deck e palco para eventos - que chamam a prestar atenção para a necessidade de uma vida mais saudável, e ainda para a conscientização acerca da nova agricultura - completa o cenário da fazenda urbana.

A meta é mostrar a possibilidade de ser sustentável e produtivo, com mais emprego, menos lixo e sem afetar negativamente a natureza. É uma linguagem que aproxima a produção e o consumidor final, no mesmo lugar, um movimento global, que deixa claro para o cliente a procedência do que está consumindo.

Boulevard Shopping/Divulgação

Além do cultura de hortaliças e legumes, outros produtores podem vender seus produtos agroecológicos na loja Casa Horta, uma maneira de comércio justa para os fornecedores e o público que busca alimentos saudáveis, frescos e locais.

Boulevard Shopping/Divulgação

O projeto ainda conta com diversas ações integradas, como o provimento de informações para crianças e jovens de escolas públicas e particulares sobre o assunto, e eventos e treinamentos de produção sustentável que pretendem atingir pelo menos 1 milhão de pessoas por ano.

Boulevard Shopping/Divulgação

Boulevard Shopping/Divulgação

Boulevard Shopping/Divulgação

Boulevard Shopping/Divulgação
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
07 de julho de 2023
05 de julho de 2023