Uso consciente

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/08/2008 06:00
Tubulação externa para os encanamentos: complexidade e custos são variáveis - Gladyston Rodrigues/AOCUBO FILMES Tubulação externa para os encanamentos: complexidade e custos são variáveis
Se depois de fazer as contas na ponta do lápis o administrador chegar à conclusão que os custos de implantação da medição individual são inviáveis para o condomínio, ou se ainda houver dúvidas entre os condôminos sobre os benefícios do sistema, os moradores podem optar por outras medidas que promovam o uso racional da água no edifício.

De acordo com Ronaldo Ribeiro, diretor da Prosind, empresa que administra cerca de 200 condomínios da capital e de municípios da Região Metropolitana, iniciativas simples, como a proibição de usar água para a lavação de passeios ou a automatização dos sistemas de irrigação de jardim, reduzem o consumo e, portanto, as despesas com água. “É preciso que os condomínios mantenham também campanhas permanentes para o consumo consciente de água e energia, despesas que aliadas ao custo de pessoal representam 80% dos gastos totais de um edifício.”

Na avaliação do diretor da Prosind, as campanhas de conscientização podem levar a mudanças de comportamento do condômino dentro de seu apartamento, o que repercutiria em um consumo global menor para o condomínio. Entre os itens que devem ser enfocados pelas campanhas, Ronaldo Ribeiro cita a diminuição do tempo do banho, inclusive nas banheiras de hidromassagem, maior critério no uso da água para limpezas, a necessidade de eliminação dos vazamentos e a substituição de produtos antigos, como vasos sanitários com descarga hidráulica, por outros mais modernos, que permitam maior controle de vazão e economia de água.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016

No Lugar Certo você encontra o que procura