Saiba como produzir uma sala de jantar aconchegante para a família

Arquitetos dão dicas para criar um ambiente que seja propício à reunião familiar e fazer com que todos tenham prazer em sentar em volta da mesa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 24/08/2015 17:14 / atualizado em 24/08/2015 17:31 CorreioWeb /Lugar Certo

O mobiliário deve ser extremamente confortável e a decoração da mesa também precisa ser atrativa. O uso de jogos americanos, por exemplo, é um ponto favorável - Jomar Bragança/Divulgação O mobiliário deve ser extremamente confortável e a decoração da mesa também precisa ser atrativa. O uso de jogos americanos, por exemplo, é um ponto favorável
O costume de se reunir com a família durante as refeições para comer e conversar está se tornando algo raro. A correria do dia a dia e a utilização das tecnologias são os principais motivos para as pessoas abrirem mão desses momentos. Esse cenário tem desafiado os profissionais da arquitetura a criar um ambiente que seja propício ao diálogo e à reunião familiar. Neste aspecto, a sala de jantar se transforma em um ambiente muito importante dentro de casa para que, quem sabe, ao menos na hora das refeições o diálogo prevaleça.

É essencial que o mobiliário e o clima da sala de jantar busquem aproximar ainda mais a família e fazer com que todos tenham prazer em sentar em volta da mesa para conversar e ficar mais próximos uns dos outros. Um dos pontos principais é retirar desse ambiente atrativos que chamem a atenção das pessoas, fazendo-as perceber que aquele momento é único para a interação familiar. “É importante que o ambiente não contenha elementos de distração como televisões ligadas, tablets e computadores”, ressalta a arquiteta Carmen Calixto.


Jomar Bragança/Divulgação

A arquiteta também explica a importância da integração da criança junto à mesa dos pais: “ A criança deve ter seu lugar à mesa. É super importante que sejam utilizadas cadeiras que permitam o uso da cadeirinha infantil. Quando as cadeiras não permitem a adaptação deste dispositivo, temos que escolher uma mesa que permita a utilização da cadeirinha suspensa”, sugere Carmen Calixto.

Uma perfeita combinação de estilos pode ajudar e muito a transformar a hora das refeições em momentos de alegria e mais contato familiar. A arquiteta Isabela Canaan dá dicas de como tornar essa aproximação possível: “Para promover a conversa entre os membros da família o uso de mesa não tão longa, ajuda bastante. Pode ser quadrada, oval ou redonda, porém que não distancie as pessoas e as impeça de interagir com todos que estão à mesa. O fato de poder dividir uma mesa grande em duas também diminui a formalidade do ambiente, mesmo com mais lugares, e confere maior aconchego”, ressalta.

Revestimentos aconchegantes e mobiliários confortáveis compõem um ambiente bem mais convidativo para unir as pessoas. “Ao priorizarmos revestimentos mais aconchegantes como a madeira, tornamos o ambiente mais acolhedor. As cadeiras acolchoadas e confortáveis são um bom incentivo para as reuniões em família. Se usarmos materiais frios, como tampos de vidro e lacas, é importante sempre pontuar um elemento mais natural para tornar o ambiente mais agradável”, explica a arquiteta Carmen Calixto.


A iluminação é fator preponderante na hora de planejar a sala de refeições. As luzes podem influenciar no ambiente e ajudar a acolher as pessoas que estão em volta da mesa - Jomar Bragança/Divulgação A iluminação é fator preponderante na hora de planejar a sala de refeições. As luzes podem influenciar no ambiente e ajudar a acolher as pessoas que estão em volta da mesa

A iluminação também é um fator preponderante na hora de planejar a sala de refeições. As luzes podem influenciar no ambiente e ajudar a acolher as pessoas que estão em volta da mesa. “Usar o recurso do projeto luminotécnico com mais de um efeito de luz e mais de um tipo de lâmpada, com temperatura de cor variadas para criar mais de um cenário para o ambiente, cria efeitos mais descontraídos, mais íntimos e informais”, pontua a arquiteta Isabela Canaan.


O mobiliário deve ser extremamente confortável e a decoração da mesa também precisa ser atrativa. O uso de jogos americanos, por exemplo, é um ponto favorável. O essencial é fazer com que a sala de refeições seja o ambiente onde todos os membros da família queiram estar, principalmente, juntos.

 

Jomar Bragança/Divulgação
 

 

Tags: sala jantar decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016
07 de outubro de 2016
28 de setembro de 2016
10 de setembro de 2016