Como manter as pedras?

Limpeza de mármores e granitos deve ser feita por quem entende

Cuidados, limpeza e manutenção de mármore e granito são essenciais para deixar paredes e pisos sempre bonitos, pois eles são sensíveis a risco e produtos ácidos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/04/2016 11:34 / atualizado em 15/04/2016 11:43 Augusto Pio /Estado de Minas
Trimestralmente, Ricardo Lessa, da Pedra Bonita, sugere uma limpeza mais profunda, mas no dia a dia indica pano simples e produto neutro - Jair Amaral/EM/D.A Press Trimestralmente, Ricardo Lessa, da Pedra Bonita, sugere uma limpeza mais profunda, mas no dia a dia indica pano simples e produto neutro
É de uso comum usar o mármore ou o granito para decorar algum ambiente. Porém, todo cuidado deve ser tomado para a correta manutenção e limpeza dos mesmos, pois eles são sensíveis a riscos e produtos ácidos. Ricardo Silva Lessa, proprietário da Pedra Bonita, empresa fundada há 27 anos e especializada em polimento de mármores e granitos, limpeza, impermeabilização, restauração de pedras, resina e vitrificação, recomenda usar somente um pano e sabão neutro. “Há também produtos próprios no mercado”, lembra.

Ricardo acredita que ao precisar de um serviço como esse o ideal é contratar uma empresa idônea, com experiência no mercado e que possa ter boas referências. “Esse tipo de serviço deve ser feito por quem entende do assunto. Caso a pessoa queira fazer o serviço de limpeza e conservação, o melhor mesmo é usar somente produtos neutros e específicos para a limpeza dessas pedras, para evitar porosidade e, consequentemente, a perda do brilho.”

O dono da empresa Pedra Bonita sugere lavar mármores e granito trimestralmente com detergente próprio, capaz de retirar gorduras e impurezas, podendo, depois, ser aplicado produto impermeabilizante e, por último, cera apropriada. “A limpeza pode ser realizada diariamente com pano seco ou levemente umedecido em uma solução de água ou detergente com pH neutro (conforme orientação do fabricante) ou em uma solução de água e álcool 15%. As marcas de partes queimadas com cigarro ou manchas muito fortes podem sair apenas com polimento”, alerta.

Para conservar tanto o mármore, como o granito, Ricardo aconselha não colocar produtos, panelas, recipientes quentes ou muito frios diretamente sobre as pedras, usando sempre aparadores ou porta-copos. Não deixar pontas de cigarro, cavacos de madeira, serragem, latas ou pregos, grampos de cabelos (materiais ferrosos) sobre o mármore ou o granito. Também, não subir em pias, tampos ou lavatórios, usando-os como “degraus”, para limpeza de janelas e espelhos, entre outros objetos. Ele alerta para não usar, de maneira nenhuma, água sanitária, ácido muriático, amônia, produtos alcalinos em pó, panos de limpeza abrasivos, objetos cortantes ou pontiagudos e nem produtos oleosos.

PROCEDIMENTO A Pedra Bonita faz a limpeza e manutenção de pedras e avalia, em cada caso, o que a pedra precisa. No caso de uma pia de mármore muito manchada, por exemplo, o empresário garante que o melhor procedimento é a impermeabilização, que protege as pedras ornamentais contra o desgaste causado por água, óleo e incrustação de sujidades. “Deve ser usada em todo o tipo de pisos e revestimentos, pois tem uma ação preventiva. O procedimento consiste na aplicação de produtos na superfície da rocha, que formam uma película protetora, sem alterar as características e o brilho originais”, comenta.

Tags: pedras granito mármore impermeabilização limpeza

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Outros artigos

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016
07 de outubro de 2016
28 de setembro de 2016
10 de setembro de 2016