Check-list estrutural

Antes de comprar imóvel é importante checar itens de segurança

Instalações, a situação do encanamento, a iluminação e a ventilação são pontos que devem ser avaliados antes de fechar negócio

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 17/04/2016 13:36 / atualizado em 18/04/2016 16:57 Carolina Cotta /Estado de Minas
É importante observar se a rede elétrica foi bem projetada para evitar riscos de curto-circuito - Loja Elétrica/Divulgação É importante observar se a rede elétrica foi bem projetada para evitar riscos de curto-circuito
Muita gente se preocupa com a melhor hora para comprar um imóvel, embora subestime outros itens tão ou mais importantes quanto. Segurança das instalações, por exemplo. Antes de realizar o sonho da casa própria, cabe planejar os gastos e pesquisar sobre a estrutura, para não ter despesas inesperadas e, principalmente, colocar a família em risco. Cabe conferir, por exemplo, a situação do encanamento, da ventilação, da iluminação e as condições da rede elétrica.

João Carlos Lima, professor do Centro de Capacitação em Tecnologia da Loja Elétrica (CCT), explica que conhecimentos básicos podem ajudar nessa avaliação. “Os principais componentes das instalações da casa são um quadro de distribuição onde está instalado um disjuntor-geral ou disjuntores que protegem todos os circuitos do local. Caso haja, no quadro de luz, um número razoável de disjuntores, isso mostra que a rede elétrica foi bem projetada, além de ser uma opção mais moderna que os fusíveis usados antigamente”, alerta.

Em relação ao quadro de luz, em imóveis antigos, vale avaliar as contas de luz anteriores. “Se o valor for elevado, pode ser sinal de que existe fuga de corrente devido à má isolação dos condutores, os quais devem ser substituídos”, sugere João Carlos. Também é preciso desligar os disjuntores do quadro e verificar se o medidor está registrando consumo (girando ou com o LED vermelho piscando). Essa situação significa que existe fuga de energia e nesse caso somente um profissional qualificado é capaz de solucionar o problema.

Segundo João Carlos, o disjuntor geral tem como função proteger a alimentação geral da instalação contra sobrecarga ou curto-circuito. No caso de um disjuntor desligar várias vezes, é sinal de que esse circuito apresenta alguma anormalidade: circuito com sobrecarga, curto-circuito em algum aparelho ou defeito no próprio disjuntor.

AQUECIMENTO Também é importante testar tomadas e, no caso de verificar aquecimento no plugue conectado, providenciar a substituição. Em relação às luzes, vale testar os interruptores, manipulando-os para energizar as lâmpadas. “Cuidado ao perceber falhas e aquecimento excessivo. Observe a quantidade de tomadas existentes pelo imóvel. Caso seja insuficiente, será necessária a criação de novos pontos, para evitar o uso de 'Ts', a fim de não sobrecarregar a instalação. Reveja, ainda, o estado de isolamento das emendas dos fios.”

É importante também verificar se existe algum disjuntor com aquecimento acima do normal. Isso pode ser provocado por mau contato interno do disjuntor, devendo o mesmo ser imediatamente desligado e substituído. Desde 1997, é obrigatória, em toda instalação elétrica, a utilização de um dispositivo – o diferencial residual (DR) – que atua como proteção de áreas consideradas molhadas nas edificações.

Os cuidados valem também para quem já comprou o imóvel. “Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED. Troque tomadas antigas por outras do novo padrão, pois são mais seguras e se adaptam melhor aos novos aparelhos”, sugere.

Tags: iluminação ventilação encanamento imóvel aquisição compra instalações instalações hidráulicas instalações elétricas

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Outros artigos

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016
07 de outubro de 2016
28 de setembro de 2016
10 de setembro de 2016