Para ter ar limpo é preciso manutenção

Manutenção a cada seis meses mantém ar-condicionado limpo e reduz o consumo de energia

Aparelhos de ar-condicionado podem propagar fungos e bactérias, além de sujeira. Para manter o ambiente e as pessoas saudáveis, é preciso cuidar da limpeza periódica

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/07/2016 09:55 Augusto Pio /Estado de Minas
Armando Cesar, da Armando Clima Eirelli, indica a limpeza mensal, como recomenda a Vigilância Sanitária - Jair Amaral/EM/D.A Press Armando Cesar, da Armando Clima Eirelli, indica a limpeza mensal, como recomenda a Vigilância Sanitária
O ar-condicionado já faz parte de milhões de casas espalhadas pelo Brasil. Mas, o que muitas pessoas precisam saber é que não basta somente instalar o aparelho na parede ou janela e desfrutar de suas qualidades, pois a manutenção periódica é de suma importância. Entre alguns problemas mais frequentes estão o pinga-pinga, odor, filtros sujos, baixo resfriamento e aumento do consumo de energia. Na realidade esses problemas são sintomas de que o equipamento precisa urgentemente de manutenção.

O mais aconselhável é contratar alguém que faça a manutenção preventiva, realizada a cada seis meses. O filtro, que retém poeira, deve ser limpo a cada dois meses, dependendo do que vem indicado no manual de instruções do aparelho. Esse tipo de cuidado tem o objetivo de prevenir futuros problemas com o equipamento, como vazamentos, quebra de peças e panes em geral. É importante ressaltar que, mesmo sendo possível lavar o filtro do ar-condicionado a qualquer hora, é muito importante fazer uma limpeza profunda em todas as peças, o que inclui a lubrificação de todo o aparelho, tanto da unidade interna (evaporador) quanto da externa (condensador).

Para isso, é sempre recomendável buscar um especialista no mercado e que, de preferência, seja indicado por algum conhecido que já tenha realizado um serviço com o profissional. Armando Cesar Monducci, diretor comercial da Armando Clima Eirelli, explica que os problemas mais comuns nos aparelhos de ar-condicionado são a queima de componentes, como os compressores, cujo custo pode chegar a até 60% do equipamento. Ele explica que tanto a manutenção preventiva como a corretiva devem ser feitas sempre com consciência e baseadas nas normas da Secretaria da Vigilância Sanitária (SVS).

“Proporcionamos um ambiente com ar puro, sem fungos, livre de bactérias e ácaros, visando sempre à saúde dos usuários. Isso porque doenças respiratórias e alérgicas, além de fungos e bactérias, podem surgir e ser propagados no ambiente com ar-condicionado devido à falta de manutenção”, alerta Armando. Para uma boa manutenção e aumento da vida útil do equipamento, ele sugere a limpeza mensal, seguindo recomendação da SVS, principalmente no local onde o ar é muito usado. A Armando Clima Eirelli presta os dois tipos de serviço. Com a preventiva, por meio de contrato mensal, ocorre a visita de técnicos. Já a corretiva funciona com agendamentos.

“A pessoa pode pagar um valor fixo mensal pelos nossos serviços técnicos com equipe treinada e capacitada pelos fabricantes. Quando há troca de peças, elas têm garantia de um ano”, esclarece o diretor. A empresa trabalha com todas as marcas de aparelhos de ar-condicionado disponíveis no mercado. “Somos autorizados a vender e instalar 90% das marcas existentes hoje no Brasil. A garantia é de acordo com cada serviço executado e a do fabricante. Os aparelhos custam a partir de R$ 890, sendo este o mais simples. O mais econômico custa a partir de R$ 1.780. Nossos técnicos vão até o local, fazem as medições e estudos de carga térmica. Logo após, enviamos orçamento e, assim que aprovado, fazemos toda a instalação do equipamento, a parte elétrica e o dreno”, explica.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016