Banho de imersão

Pode parecer simples, mas instalar uma banheira em casa depende de quem a conheça

O sonho de ter uma banheira em casa é possível de se concretizar. Mas é preciso observar alguns detalhes, como espaço adequado e formato da peça, para que a instalação seja sucesso

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 12/08/2016 10:45 Augusto Pio /Estado de Minas
Doka Bath Works/Divulgação
O sonho de muita gente é ter uma banheira em casa. Pode parecer algo simples, mas, para colocá-la, é preciso seguir uma série de observações. O melhor mesmo é consultar alguém que entenda do assunto, pois nem sempre o tamanho do ambiente permite a realização de tal desejo. Essa seria a primeira análise a ser feita antes de comprar a peça. O ambiente deve ter, no mínimo, 1,90m x 2,10m para conseguir suportar uma banheira tradicional (sem hidromassagem). Também é preciso avaliar com cuidado o espaço, o formato da peça e o quanto poderá ser investido, assim como comparar as marcas e modelos, não esquecendo que, na hora da instalação, é preciso se preocupar em manter o local bem ventilado e sem muita umidade.

A arquiteta Elaine Fonseca, parceira da Doka Bath Works, empresa especializada em banheiras, cubos, móveis e metais para banheiros, explica que as banheiras de alvenaria, assim como as de canto, são fixas, modeladas e adaptadas para um espaço, enquanto uma freestanding (banheiras de imersão, fabricadas em ferro fundido esmaltado) ou uma air massage (com jatos de ar) são soltas, que podem ser levadas para outro endereço, caso haja a necessidade de uma mudança. “Tudo dependerá da necessidade e do espaço que o morador tem”, alerta.

“As banheiras de alvenaria necessitam de um 'berço' para o apoio, instalação hidráulica e elétrica para o motor e, por último, o assentamento da cerâmica em volta para o acabamento. Logo, são necessários três profissionais e de três a quatro dias para a finalização de toda a obra. As banheiras freestanding precisam se conectar a uma saída de água e uma tubulação para o esgoto, enquanto as de air massage necessitam de uma instalação elétrica para a bomba de ar, tendo o custo/beneficio muito mais vantajoso”, esclarece a arquiteta.

Elaine salienta que as vantagens de uma banheira freestanding, primeiramente, é a facilidade da instalação, evitando-se o quebra-quebra. Depois, por ser solta, os problemas com vazamentos são minimizados, com menor risco de infiltração, tornando todo o processo de instalação mais rápido e mais barato. “Inclusive, nem precisam de aquecedor, podendo ser abastecidas pela água quente proveniente do próprio chuveiro ou de uma torneira elétrica. A banheira de canto tem a vantagem de se limitar a um espaço mais reservado, facilitando a circulação, especialmente em banheiros pequenos.”

Vantagem de uma air massage (com jatos de ar) é que ela é solta, podendo ser levada para outro endereço - Doka Bath Works/Divulgação Vantagem de uma air massage (com jatos de ar) é que ela é solta, podendo ser levada para outro endereço
MODELOS Por outro lado, a vantagem de uma banheira de embutir em alvenaria é que há uma grande variedade de tamanhos, podendo ser encontradas desde single até para oito pessoas. “A desvantagem seria a necessidade de quebra-quebra e mão de obra especializada, além de não poder ser retirada em caso de mudança”, ressalta a arquiteta. Segundo ela, as banheiras de alvenaria ou de embutir ficam bem em banheiros modernos e contemporâneos. Já as banheiras freestanding, devido à grande diversidade de modelos, podem se adequar perfeitamente a banheiros modernos, contemporâneos com linhas futuristas ou clássicos com os modelos em estilo vitoriano.

Elaine explica que os modelos de alvenaria são os mais trabalhosos, pois demandam vários dias para a instalação, sendo necessário um pedreiro para fazer o apoio da banheira em alvenaria, depois mão de obra de um eletricista e de um bombeiro hidráulico para a bomba de hidromassagem e, para finalizar, precisa novamente do pedreiro para a colocação da cerâmica no entorno da banheira. “Caso ela não tenha os jatos da hidromassagem, a instalação fica um pouco mais simples, mas o apoio em alvenaria e a colocação da cerâmica são necessários. As banheiras soltas são mais simples e mais rápidas, os modelos sem air massage só precisam ser conectados a água e ao esgoto do banheiro e os modelos com air massage a uma instalação elétrica para a bomba de ar.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
16 de dezembro de 2016
21 de outubro de 2016