Comentários
600
Chão de estrelas

Tapetes vestem o piso com temas cada vez mais ao gosto do morador

Brasileiros se abrem para um leque de cores e estilos que passa longe do cinza, do bege e do cru, outrora badalados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 14/11/2013 12:12 / atualizado em 14/11/2013 12:52 Maria Júlia Lledó /Correio Braziliense
Studio AZ/Divulgação

Tradicionalmente, o piso tem um papel importantíssimo na decoração. Seja nos mosaicos de pedra minuciosamente desenhados para o chão de casas e palacetes árabes, seja na tapeçaria que adorna salas e quartos, conferindo-lhes ar de nobreza. No Brasil, houve a febre dos azulejos, dos ladrilhos, da madeira e do carpete por toda a casa. O porcelanato, então, jamais perdeu a majestade.

Agora, quando o assunto é tapete, a designer nova-iorquina Lina Miranda - conhecida pelas peças exclusivas, feitas para artistas (como o ator Wagner Moura) e para grifes (Louis Vuitton, por exemplo) - acredita que os brasileiros estão, aos poucos, se abrindo para um leque de cores e estilos que passa longe do cinza, do bege e do cru, outrora badalados. Até mesmo porque, para a especialista, se o piso tem um certo ar de "estrela", nada mais justo que ganhe adornos.


Portobello Shop/Divulgação e André Ligeiro/Divulgação

Reprodução/Internet

André Ligeiro/Divulgação
Entrevista//Lina Miranda, designer de tapetes


O que a motivou a desenhar tapetes?

Sou arquiteta, mas sempre gostei de desenhar e pintar. Nunca pensei que ia desenhar tapetes. Tanto que trabalhei primeiro com desenho de tecidos. Foi uma escolha feita durante o processo de aprendizado. Aos poucos, me apaixonei com todo o processo envolvido na produção de tapetes, o lugar onde são feitos, os artesãos...

Como se dá o desenvolvimento das estampas?

Normalmente, a estampa é desenvolvida com o estilo do ambiente - clássico, art déco, moderno. Às vezes, o cliente não quer que o tapete se destaque, enquanto outro quer que o tapete seja o elemento que amarra toda a decoração. Devemos analisar cada situação porque o tapete causa um grande impacto no arranjo do ambiente.

Como você avalia o grande interesse das pessoas por peças exclusivas?

Tapetes sempre tiveram uma importância nas casas, desde épocas antigas. Os grandes palácios tinham tapetes enormes que vestiam as salas. Meus avós adoravam os tapetes persas. Eram uma herança familiar. Acho que, agora, simplesmente mudou o estilo. As pessoas querem coisas menos trabalhadas, mais atuais, desenhos clássicos revisitados. Se mais ninguém tiver um igual, melhor ainda!

Tags: design

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
13 de dezembro de 2016
23 de fevereiro de 2016
25 de junho de 2015
17 de junho de 2015
09 de maio de 2015