Comentários
600
 
Leo - 26 de Junho às 20:53
"o maior gerador portátil do mundo" essa foi ótima :-)

Estação solar móvel feita em contêineres quer ajudar áreas remotas e afetadas por desastres

Capaz de gerar energia e água, o PowerCube pode ser levado para qualquer lugar do mundo e é alternativa em casos de carência extrema

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/06/2014 11:33 / atualizado em 26/06/2014 11:43 Joana Gontijo /Lugar Certo
Ecosphere Technologies/Divulgação
Uma tecnologia que pretende levar energia limpa aos lugares mais longínquos e carentes do planeta. Criado pela empresa norte-americana Ecosphere Technologies, o PowerCube é um sistema que transforma contêineres em uma estação solar móvel que, além de fornecer eletricidade, também tem o diferencial de produzir água.


Com a base planejada em antigos compartimentos de carga, ao simples toque de um botão deslizam para a parte externa painéis fotovoltaicos que, por todos os lados, começam a originar energia, armazenada em baterias acopladas à estrutura. A intenção dos autores do projeto é disponibilizar o aparato para os que mais necessitam, e estender o espectro de alcance do que é, segundo eles, o maior gerador portátil do mundo – com a possibilidade de ser transportado para qualquer local por ar, terra ou pelo mar, o PowerCube pode servir a agrupamentos militares, áreas afetadas por desastres naturais ou em regiões pobres que precisam de ajuda humanitária.
Ecosphere Technologies/Divulgação
Auto-suficiente e autossustentável, o sistema demandou sete anos para ser concluído, até chegar ao resultado desejado – o de ser o mais eficiente possível. Conforme o fabricante, o modelo final consegue ser até 400% mais produtivo do que um método convencional, em que as placas solares seriam colocadas por cima do contêiner. Quando chega ao local indicado, o PowerCube é de fácil instalação e pode ser implantado imediatamente para gerar até 15 KW de energia elétrica, garante a empresa.
Ecosphere Technologies/Divulgação
A tecnologia ainda é capaz de suprir de água regiões que não têm mananciais, ao captar, tratar e distribuir o líquido a partir de um gerador atmosférico. Além disso, o ambiente interno permite diferentes tipos de usos – os contêineres podem ser aproveitados para a concepção de salas de aulas ou recintos de assistência em saúde, por exemplo. Também estão previstos instrumentos para comunicação e conexão de internet, o que praticamente não existe em zonas muito isoladas ou atingidas por tragédias.

Tags: energia

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
13 de dezembro de 2016
23 de fevereiro de 2016
25 de junho de 2015
17 de junho de 2015
09 de maio de 2015