Comentários
600

Cesto inteligente corre atrás do lixo onde quer que seja jogado

Lixeira que se move tem sensor que detecta o lugar exato onde o objeto vai cair

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/07/2014 08:00 / atualizado em 08/07/2014 11:21 Joana Gontijo /Lugar Certo
Minoru Kurata/Divulgação
A criatividade dos japoneses parece mesmo não ter limites. A extensa capacidade inventiva dos orientais faz surgirem por lá novidades que representam progressos em diversas áreas, desde de lançamentos ultra tecnológicos até elementos que cabem no dia a dia de qualquer um. É o caso do novo produto criado pelo engenheiro Minoru Kurata: uma lixeira inteligente capaz de correr atrás do lixo.

Batizado de Smart Trash Can, o cesto é equipado com um sistema que consegue saber onde o dejeto vai cair, claro, se for um lugar próximo. Solução ideal para os preguiçosos que gostam de arremassar papéis e outras coisas no recipiente sem sair do lugar. Um sensor instalado no fundo da lata detecta o objeto e envia a informação a um computador, via wi-fi. Este calcula a região exata onde o resíduo vai parar e emite um comando para a lixeira.

De simples funcionamento, o dispositivo, que ainda é um protótipo, se mostra um ótimo avanço para os itens domésticos, e poderia mesmo ser um equipamento presente nas moradias do futuro. O projeto já foi até premiado no tradicional Japan Media Arts Festival, em reconhecimento à sua eficácia. "A lata de lixo tem que se mover de forma autônoma. Para alcançar isso, criei um mecanismo especial, com um único eixo, tanto para a rotação da roda, como para a mudança no ângulo. Assim, a posição da lata propriamente não irá mudar", esclareceu o engenheiro ao Diginfo.
Diginfo/Reprodução
Minoru Kurata explica que está trabalhando para patentear a tecnologia e transformá-la em um produto possível de ser vendido, mas, para isso, ainda é preciso fazer alguns ajustes. "Tenho recebido perguntas se vou transformar este invento em um produto comercial. Ainda há uma porcentagem de erro, claro. Por isso, quero melhorar a taxa de sucesso", finaliza.

Assista ao vídeo em que o japonês mostra como funciona a lixeira inteligente:


Tags: tecnologia

Últimas Notícias

ver todas
09 de setembro de 2022
04 de agosto de 2021