Comentários
600
 
carlos - 03 de Dezembro às 08:24
O que me preocupa mesmo é onde está o Brasil? Mais de 200 milhões de habitantes e parece zero em criatividade e invenções. Cadê o professor Pardal brasileiro? Depois de Santos Dumont, nada. Criatividade aqui só para corrupção. Prêmio Nobel? Nunnnnnnca. Ô paisinho fuleiro.

Designer 'reinventa' caixa de ovos; modelo atual tem mais de 50 anos

Para participar de uma competição universitária de design, cuja proposta era dar novas leituras a algo que não mudava há décadas, estudante húngara encarou o desafio de criar outra embalagem para os ovos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/12/2014 08:00 / atualizado em 23/01/2015 14:15 Redação /Bonde
Stellenbosch Academy/Reprodução
Criar uma embalagem segura para o transporte de ovos sempre foi um grande desafio para designers do mundo todo, já que não é fácil proteger um produto tão frágil.

A primeira caixa de ovos foi inventada há cem anos pelo canadense Joseph Coyle e os primeiros exemplares foram feitos à mão. Nos anos 1950, o designer britânico H.G. Bennett criou a caixa que vemos até hoje nos supermercados. Feita de papelão, espuma ou plástico, ela é sofisticada na forma como absorve o impacto, protegendo o produto. Mas de lá para cá pouca coisa mudou.

Para participar de uma competição universitária de design, cuja proposta era 'reinventar' algo que não mudava há décadas, a estudante de design húngara Eva Valicsek encarou o desafio a criação de uma nova embalagem para ovos.
Stellenbosch Academy/Reprodução

Aluna da Universidade da Hungria Ocidental, na cidade de Sopron, ela analisou as caixas tradicionais e detectou diversos problemas: o principal deles diz respeito ao tamanho padrão das caixas, que não se ajustam aos diversos tamanhos de ovos. Outro problema, segundo a estudante, é que no modelo atual os ovos ficam protegidos não só do impacto, mas também da visão do consumidor, que não consegue enxergar se algum ovo está quebrado sem abrir a caixa.
Nora Denes/Reprodução/BBC

O aspecto mais inovador do design de Valicsek é justamente o fato de sua caixa ser aberta na parte de cima. Confeccionada com papelão e elástico, sua invenção já atraiu a atenção de empresas, que estariam interessadas em produzi-la e comercializá-la.
Nora Denes/Reprodução/BBC

Feita de material reciclado, a caixa criada por Valicsek não precisa de nenhum tipo de cola, o que reduz seus custos de produção. O papelão é dobrado, com alguns buracos recortados. As dobras se ajustam a tamanhos diferentes de ovos e tudo fica preso pelo elástico. Segundo a estudante, sua caixa resiste às pressões laterais e, mesmo sem possuir uma tampa, os ovos estão protegidos pela parte superior do papelão.
Nora Denes/Reprodução/BBC

Depois de criar um produto com design totalmente novo e eficiente, o desafio agora é substituir um modelo que reina absoluto há mais de meio século no mundo todo.
Nora Denes/Reprodução/BBC

Tags: design

Anúncios do Lugar Certo

Outros artigos

ver todas
13 de dezembro de 2016
23 de fevereiro de 2016
25 de junho de 2015
17 de junho de 2015
09 de maio de 2015