Comentários
600
 
carlos - 03 de Dezembro às 08:24
O que me preocupa mesmo é onde está o Brasil? Mais de 200 milhões de habitantes e parece zero em criatividade e invenções. Cadê o professor Pardal brasileiro? Depois de Santos Dumont, nada. Criatividade aqui só para corrupção. Prêmio Nobel? Nunnnnnnca. Ô paisinho fuleiro.

Designer 'reinventa' caixa de ovos; modelo atual tem mais de 50 anos

Para participar de uma competição universitária de design, cuja proposta era dar novas leituras a algo que não mudava há décadas, estudante húngara encarou o desafio de criar outra embalagem para os ovos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/12/2014 08:00 / atualizado em 23/01/2015 14:15 Redação /Bonde
Stellenbosch Academy/Reprodução
Criar uma embalagem segura para o transporte de ovos sempre foi um grande desafio para designers do mundo todo, já que não é fácil proteger um produto tão frágil.

A primeira caixa de ovos foi inventada há cem anos pelo canadense Joseph Coyle e os primeiros exemplares foram feitos à mão. Nos anos 1950, o designer britânico H.G. Bennett criou a caixa que vemos até hoje nos supermercados. Feita de papelão, espuma ou plástico, ela é sofisticada na forma como absorve o impacto, protegendo o produto. Mas de lá para cá pouca coisa mudou.

Para participar de uma competição universitária de design, cuja proposta era 'reinventar' algo que não mudava há décadas, a estudante de design húngara Eva Valicsek encarou o desafio a criação de uma nova embalagem para ovos.
Stellenbosch Academy/Reprodução

Aluna da Universidade da Hungria Ocidental, na cidade de Sopron, ela analisou as caixas tradicionais e detectou diversos problemas: o principal deles diz respeito ao tamanho padrão das caixas, que não se ajustam aos diversos tamanhos de ovos. Outro problema, segundo a estudante, é que no modelo atual os ovos ficam protegidos não só do impacto, mas também da visão do consumidor, que não consegue enxergar se algum ovo está quebrado sem abrir a caixa.
Nora Denes/Reprodução/BBC

O aspecto mais inovador do design de Valicsek é justamente o fato de sua caixa ser aberta na parte de cima. Confeccionada com papelão e elástico, sua invenção já atraiu a atenção de empresas, que estariam interessadas em produzi-la e comercializá-la.
Nora Denes/Reprodução/BBC

Feita de material reciclado, a caixa criada por Valicsek não precisa de nenhum tipo de cola, o que reduz seus custos de produção. O papelão é dobrado, com alguns buracos recortados. As dobras se ajustam a tamanhos diferentes de ovos e tudo fica preso pelo elástico. Segundo a estudante, sua caixa resiste às pressões laterais e, mesmo sem possuir uma tampa, os ovos estão protegidos pela parte superior do papelão.
Nora Denes/Reprodução/BBC

Depois de criar um produto com design totalmente novo e eficiente, o desafio agora é substituir um modelo que reina absoluto há mais de meio século no mundo todo.
Nora Denes/Reprodução/BBC

Tags: design

Últimas Notícias

ver todas
09 de setembro de 2022
04 de agosto de 2021