Saúde

Filtros de água: saiba qual é o melhor antes de comprar o seu

O consumo de água é essencial para a saúde, porém, é importante garantir uma água de qualidade para toda a família

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 08/07/2021 13:00 / atualizado em 08/07/2021 13:10


Melhor filtro de água - Reprodução/ Brastemp Melhor filtro de água

Infelizmente, na hora de consumir uma água de qualidade não podemos simplesmente abrir a torneira da pia da cozinha e beber a água que sai dali. Por isso, existem diversos tipos de filtro de água para nos auxiliar a beber uma água purificada e sem substâncias impróprias. 
 
Preparamos este artigo para lhe ajudar a escolher qual o melhor filtro para utilizar na sua casa.
 
Como dito anteriormente, os sistemas de abastecimento das cidades nem sempre são confiáveis, mas a água pode ser contaminada até mesmo pelo encanamento da sua casa. Isso pode acontecer por conta do tempo em que a tubulação foi construída ou dos materiais que foram usados nesta construção. Para isso, existem alguns tipos de filtro de água para nos auxiliar na tarefa de ingerir uma água pura e saudável. 
 
Cada filtro utiliza um sistema para livrar a água de toxinas e substâncias como cloro, chumbo e alumínio, além de outras tantas. Existem tipos de filtro de água que fazem uso do carvão ativado e outros que usam luz ultravioleta para remover poluentes e eliminar microrganismos. 

Quais são os tipos de filtro de água?


Separamos para você alguns dos principais filtros de água para que você possa avaliar a melhor opção. Veja a seguir. 

Filtro de barro

Este é um tipo de filtro muito popular nos lares brasileiros e se destaca pelo custo-benefício. Este sistema funciona com a força da gravidade, a água é passada de um recipiente para outro enquanto é purificada.
 
Este filtro mantém a água fresca, mesmo em dias mais quentes, enquanto elimina substâncias como, chumbo e alumínio. Para manter o bom funcionamento deste filtro, é preciso fazer a limpeza semanalmente e trocar a vela sempre que necessário.

Purificador

Estes aparelhos devem ser acoplados às torneiras. Este tipo de filtro de água possui uma bomba que confere pressão à água e outros elementos que permitem que as impurezas fiquem retidas. Além disso, o purificador é capaz de eliminar os odores do cloro e deixar a água completamente inodora. 

Ozonizador

O ozônio é o princípio ativo deste tipo de filtro de água. Este elemento é eficiente no combate às bactérias e vírus, além de fungos e microrganismos. Este aparelho é um potente antisséptico e melhora a qualidade da água sem alterar suas propriedades. 

Filtro de pressão

É a opção mais barata dentre os filtros e purificadores de água. É instalado na parede ou na torneira e, neste sistema, a filtragem ocorre de maneira natural. Muitas vezes, a pressão exercida pelo registro acaba levando sujeiras até a torneira, já que a função deste filtro é barrar estas impurezas.

Filtro de água potável

Também conhecido como filtro de água central. Este tipo de filtro de água deve ser instalado no hidrômetro de entrada da residência. Neste sistema de filtragem, toda a água usada na casa é filtrada. Mesmo a água usada na máquina de lavar louça, roupas ou no chuveiro. Mas outra vantagem deste filtro é que a água da caixa permanece limpa por mais tempo.
 
Melhor filtro de água - Reprodução/ Filtro São João Melhor filtro de água
 
 

O que devo considerar na hora de escolher o melhor tipo de filtro para mim?


Muitas doenças podem ser evitadas simplesmente através do consumo de uma água de qualidade. Enfim, esse é o principal fator a ser considerado na hora da escolha do filtro. 
 
Além disso, o melhor filtro é aquele que, além de filtrar a água e tirar as sujeiras, também elimina as impurezas. Os filtros de barro são opções baratas, mas isso não tira sua eficiência no que eles se propõem.
 
Os purificadores são mais indicados para pessoas que não têm controle da água que abastece suas residências, como em casas abastecidas por poços artesianos
 
A melhor forma de garantir que o tipo de filtro escolhido ofereça a qualidade prometida é verificar se ele possui a certificação do Inmetro. Esta é uma garantia a mais da qualidade da água que será consumida na sua casa. 
 
Sabemos que a água é essencial para nossa saúde, por isso na hora de escolher o tipo de filtro certo para você, não se esqueça das nossas dicas. 

Gostou das dicas?

 
Aqui no portal Lugar Certo, você encontra tudo sobre casa e decoração, tendências, organização e DIY. Agora, que tal conferir o conteúdo sobre a melhor escolha entre coifa e depurador

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de junho de 2023
19 de junho de 2023