Cuidados com as plantas

Saiba como cuidar e hidratar suas plantas nos dias quentes de verão

O verão intenso pode ser prejudicial às plantas se não houver um cuidado constante, por isso, fique atento à rega, poda e adubação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/12/2021 13:17 / atualizado em 28/12/2021 13:29


Cuidados com as plantas no verão - Freepik Cuidados com as plantas no verão

 
Muitas flores e folhagens ficam mais belas nos dias quentes, mas para garantir o bem-estar das espécies é bom saber como cuidar das plantas no verão. Isso porque os raios solares mais intensos até o mês de março podem secar e murchar as mudas. 

No jardim externo ou dentro de casa, as flores enfeitam o nosso dia a dia. Elas dão um colorido especial à decoração e trazem ar puro e tranquilidade. No entanto, se deixarmos de prestar os devidos cuidados no verão, elas chegam a murchar e não brotam mais. 

Veja, portanto, algumas dicas que separamos de como cuidar das plantas no verão. 

Não se esqueça das regas 


As plantas são quase como nossos pets, elas merecem cuidado diário. Apesar de muitas espécies aguentarem um bom tempo sem rega, como o cacto e a suculenta, a maioria precisa de uma ou mais regas por dia. 

Nesse sentido, verifique as plantas mais sensíveis e molhe a terra no começo da manhã e no final da tarde. Nunca escolha os horários em que o sol está mais forte, como meio-dia e 15 horas. 

O segredo é colocar a mão na terra, seja do jardim ou do vaso. Se os dedos saírem sujos com terra úmida é porque a planta está bem hidratada. Caso contrário, jogue um pouquinho de água. 
 

Prefira deixá-las à sombra 


Sombra e água fresca não fazem mal a ninguém, principalmente para as plantas nos dias mais quentes. Por isso, se você tem vasos em pontos que batem muito sol, considere mudar a posição no verão. Varanda, garagem, lavanderia ou pontos iluminados dentro de casa são lugares ideais. 

Escolha, portanto, lugares à sombra para deixar sua plantinha sempre saudável e hidratada. 

Atente-se às plantas mais sensíveis ao sol 


Há plantas que gostam de sombra ou luz solar indireta. Por isso, entenda as espécies que são mais sensíveis do seu jardim e tome mais cuidado com as regas, fazendo-as com mais frequência. 

Além disso, se você mantém as plantas em vasos, prefira os de barro que absorvem a água e deixam a plantinha mais úmida durante o dia, quando o calor é mais intenso. Ademais, você pode borrifar água nas folhas para refrescar a planta. 

Faça podas constantes 


Como dissemos, as plantas exigem cuidados diários no verão. Nesse sentido, preste atenção no estado das suas folhas. Se elas estiverem amarelas, com pragas, secas ou em excesso, faça a poda dos ramos e folhas. 

Lembre-se que as plantas ornamentais precisam de podas mais constantes, pois elas precisam receber todos os nutrientes para produzir novas folhas e flores. Você pode molhar as folhas com uma esponja umedecida para reforçar os cuidados nesta época. 
 
Cuidados com as plantas no verão - Freepik Cuidados com as plantas no verão
 

Aproveite para refazer a adubação 


Entre as dicas de como cuidar das plantas no verão está a adubação. Afinal, é no verão que elas mais precisam de nutrientes. Assim, informe-se sobre como deve ser a adubação das espécies que você tem em casa e mantenha suas flores e folhagens adubadas e hidratadas para passar o verão. 

Previna as pragas 


Insetos, bichinhos e outras pragas se fortalecem no verão. Por essa razão, é importante prevenir esses perigos. 

Desse modo, dê uma boa olhada no vaso, reparando se há pragas na terra, próximo às raízes, e também nos caules. Você pode usar receitas caseiras ou remédios comprados prontos para fortalecer o jardim e afastar as pragas. 

Como recompensa a tantos cuidados, suas plantas passarão o verão mais fortalecidas e belas à vista de todos. 

Gostou das dicas?


Agora, lhe convidamos a ler novos conteúdos do portal Lugar Certo, que contém artigos sobre decoração, jardinagem, DIY e organização do lar. 

Não deixe de ler o conteúdo para saber quais são as plantas que mais gostam de sol e deixar a sua casa ainda mais agradável. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
29 de junho de 2023
19 de junho de 2023