Fitness

Atividade física: confira como fazer sua própria academia em casa

Em vez de ir à academia, você pode construir seu próprio espaço de treinos em casa, com alguns equipamentos e muita criatividade

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 06/07/2022 13:31


Com a pandemia da Covid-19, aprendemos que a prática diária de exercícios físicos aumenta a nossa imunidade e nos faz ter mais saúde física e mental. / Foto: Freepik - Com a pandemia da Covid-19, aprendemos que a prática diária de exercícios físicos aumenta a nossa imunidade e nos faz ter mais saúde física e mental. / Foto: Freepik

 

Como ter uma academia em casa? Esse é o sonho de muita gente que tem uma rotina agitada. Afinal, não é preciso enfrentar trânsito, pagar mensalidade nem depender do horário de funcionamento da academia. Mas para saber como montar uma academia em apartamento ou em casa, confira as dicas deste conteúdo. 

Com a pandemia da Covid-19, aprendemos que a prática diária de exercícios físicos aumenta a nossa imunidade e nos faz ter mais saúde física e mental. 

Além disso, como as academias ficaram fechadas por muito tempo devido à elevação do contágio, as pessoas se adaptaram aos exercícios em casa. 

Por isso, ter uma academia em casa tornou-se símbolo de praticidade, segurança e versatilidade. 

Por que ter uma academia em casa? 

Ter um espaço fitness em casa é um convite para a prática de exercícios físicos. Portanto, se você tem preguiça de acordar cedo para ir à academia, com o espaço em sua casa tudo fica mais fácil. 

Além disso, para aqueles dias em que está chovendo ou que você acorda atrasado(a), ter os equipamentos de treino à mão impede que você dê aquela desculpa e deixe de movimentar o corpo. 

Como montar uma academia no apartamento? 

Em resumo, mesmo em espaços pequenos, é possível ter uma academia equipada com os itens básicos. 

Antes de tudo, é importante medir o espaço destinado à área fitness. Você pode reservar, por exemplo, um espaço medindo de 2,8 a 4,7 metros quadrados. Menos que isso já é inviável. 

Enfim, compre os equipamentos que você julgar necessários e decore a sua academia como preferir. A dica é usar espelhos grandes nas paredes e instalar quadros de pessoas treinando. Além disso, uma caixa de som é uma boa opção, visto que treinar com músicas estimulantes é bem melhor. 

Como caprichar na iluminação e ventilação? 

Treinar em um ambiente escuro não é nada bom. Por isso, a sua academia em casa deve ter um bom projeto de iluminação. Para evitar calor excessivo, prefira as lâmpadas de LED, que não liberam calor no ambiente. 

Acima de tudo, conte com um espaço bem arejado. Para isso, monte sua academia em casa próximo de janelas. Para garantir a privacidade, instale cortinas. 

Qual piso escolher? 

Como você fará alguns exercícios de impacto, é importante contar com um revestimento antiderrapante no piso. 

Portanto, a dica é usar pisos emborrachados, vinílicos ou de madeira. Mas lembre-se que você também pode investir em tatames de borracha. 
 
Os elásticos são indicados para trabalhar vários grupos musculares, além de prevenir lesões e auxiliar em processos de recuperação. / Foto: Freepik - Os elásticos são indicados para trabalhar vários grupos musculares, além de prevenir lesões e auxiliar em processos de recuperação. / Foto: Freepik
 

Quais atividades físicas fazer em casa? 

A sua academia em apartamento pode ficar perfeita para a prática de alguns exercícios ou atividades físicas, como: 

Yoga 

A Yoga é uma prática interessante para fazer em casa, pois necessita de pouco espaço. Para adaptar a academia no apartamento para a prática de Yoga basta comprar um tapete e usar algumas almofadas. 

Musculação com pesos  

Vários exercícios físicos podem ser feitos com pesos, halteres e barras. Sendo assim, você não precisa comprar grandes equipamentos. Mas um kit de halteres já é interessante. 

Elástico 

Além dos itens já citados, você pode adquirir um kit elástico extensor e faixas elásticas para os exercícios que promovam a resistência muscular. 

Aliás, eles são indicados para trabalhar vários grupos musculares, além de prevenir lesões e auxiliar em processos de recuperação. 

Se preferir, e dependendo do seu orçamento disponível, você também pode adquirir uma esteira e uma bicicleta ergométrica para praticar seus exercícios de cardio. 

E, então, ficou interessado(a) em montar sua academia em casa? 
 
Agora que você chegou até o final deste conteúdo, aproveite para ler também como melhorar a iluminação natural no seu espaço fitness. 
 
E continue acompanhando o portal Lugar Certo para ter acesso a mais dicas de decoração, organização, limpeza, jardinagem e bem-estar. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
22 de julho de 2022
08 de julho de 2022

No Lugar Certo você encontra o que procura