Comentários
600
Decoração

Casal aposta em decoração industrial com toque escandinavo; veja como ficou

Será que o estilo industrial está tão em alta atualmente e a estética escandinava agradaria um casal de meia idade? Leia a matéria da colunista Janina Ester;

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 07/06/2022 13:32 / atualizado em 07/06/2022 13:49



Além da iluminação em trilho e da estante em serralheria vazada que setoriza a área social, o toque do estilo industrial aparece também nos acabamentos. / Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio - Além da iluminação em trilho e da estante em serralheria vazada que setoriza a área social, o toque do estilo industrial aparece também nos acabamentos. / Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio
 
 
Para presentear os pais, os irmãos Erick e Rudy compraram um apartamento de 95 m² em Niterói, Rio de Janeiro. Mas para que este presente fosse perfeito, encomendaram aos arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch do escritório Up3 Arquitetura um projeto sob medida para o casal de meia idade.
 
Como Erick e Rudy se identificam muito com o estilo e os projetos do escritório, em grande parte inspirados na estética escandinava, eles pediram para manter essa linha do design nórdico, que tem como base as cores sóbrias, a madeira clara, o design minimalista e as cores apenas nos detalhes. 
 
Pediram também para acrescentar um toque industrial, com peças em serralheria preta, tons mais escuros e iluminação em trilhos de spot. “Mesmo os filhos norteando o conceito do projeto, os pais, que seriam de fato os moradores, aprovaram todas as propostas”, ressalta o arquiteto Thiago Morsch.
 

Decor novo e poucas intervenções na planta

A planta original do imóvel era compartimentada e a cozinha fechada para a sala, com um home office entre elas. Para ganhar amplitude, criar uma cozinha mais funcional e uma sala mais confortável, o home office e o banheiro de serviço foram eliminados, já que não teriam utilidade para o casal. Tal intervenção fez com que a cozinha fosse integrada à área social com uma grande bancada com umailha no meio. Além de ser uma tendência, essa disposição favorece a circulação, confere a sensação de que o imóvel é maior e promove um maior compartilhamento quando a família está reunida, como era o desejo dos pais.
 
No que se refere ao decor, todas as peças são novas e foram adquiridas de acordo com as especificações do projeto seguido à risca. Para a paleta de cores, os tons sóbrios com foco no cinza foram os eleitos conferindo elegância. 
 
Nas paredes, chamo atenção para a boiserie que “conversa” com os spots em trilho mostrando que clássicos e modernos podem conviver em harmonia. 

Para a paleta de cores, os tons sóbrios com foco no cinza foram os eleitos conferindo elegância. / Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio - Para a paleta de cores, os tons sóbrios com foco no cinza foram os eleitos conferindo elegância. / Fotos: Denilson Machado, MCA Estúdio
 
Na área social, executado em marcenaria, o painel de parede curvo que “abraça” a sala de jantar e vai até a cozinha assume tripla função: deixa o espaço moderno, traz acolhimento e ainda esconde alguns pilares sobressaltados criando ideia de continuidade e fluidez.
 
Além da iluminação em trilho e da estante em serralheria vazada que setoriza a área social, o toque do estilo industrial aparece também nos acabamentos. O cimento queimado, típico deste conceito, foi aplicado no grande pilar da sala que apareceu inesperadamente durante a obra; e na parte de cima da parede do banheiro, dividindo o espaço com os azulejos brancos tipo metrô, os famosos “Subway Tiles”, que, por sinal, revestem também a parede de fundo da cozinha reforçando a identidade projetual.
 
Agora, retornando à pergunta feita lá no início dessa matéria (se o estilo industrial e a estética escandinava agradariam ao casal de meia idade), a resposta é clara: com tanto bom gosto, elegância e leveza seria impossível não gostar. Eles amaram! 


Para ver mais projetos como este, siga @you.can.find no Instagram e acesse www.youcanfind.com.br.
 
 
Janina Ester - Janina Ester

Janina Ester

A jornalista, apresentadora e locutora Janina Ester é especializada em Arquitetura e Decoração, segmentos que aborda em suas Palestras, redes You Can Find e no Programa de rádio Decor e Arte. Com 20 anos de experiência, + de 70 mil seguidores no Instagram e de 140 mil ouvintes, tornou-se também influencer dos segmentos afins, target A/B, como Moda, Lifestyle e Saúde

Outros Artigos

ver todas
22 de novembro de 2022
08 de novembro de 2022
25 de outubro de 2022
11 de outubro de 2022
13 de setembro de 2022