Comentários
600

Que venha 2014!

A confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014 tem gerado polêmica, afinal, sabe-se que um país que recebe um megaevento tem que estar mais do que preparado

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
Divulgação/Governo de Minas
A confirmação do Brasil como sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014 tem gerado certa polêmica na terra apelidada como Pátria de Chuteiras. Não é para menos. Afinal, sabe-se que um país que recebe um megaevento como esse tem que estar mais do que preparado. E nós ainda não estamos. Mas os anos que faltam dariam para investir nas cidades que, de alguma forma, receberão os milhares de torcedores e atletas que farão parte de uma emocionante e grande festa em nosso país.

As oportunidades que surgem com a realização da Copa são excelentes para o crescimento do Brasil. Serão movimentados vários setores da economia: construção, infraestrutura, turismo, esportes, comércio, gráficas, alimentação e inúmeros serviços. Aliás, os dois principais segmentos que darão partida às iniciativas que propiciarão a realização do evento no país são o da construção e o do esporte. Ambos têm uma extensa cadeia produtiva que faz circular variados subsetores econômicos.

Leia mais:
Panorama animador
Construção civil investe em qualificação para obras da Copa 2014

O esporte, por exemplo, é o segundo maior ramo da indústria do entretenimento, depois do turismo, e o entretenimento é a maior indústria do mundo em volume de negócios e em número de empregos. E, dentro da indústria do esporte, o futebol é a modalidade de maior impacto econômico.

Já a construção é sabidamente uma das indústrias que mais geram emprego no Brasil. Os reflexos do seu bom desempenho criam um círculo virtuoso, pois quanto mais emprego, mais renda, mais impostos e tributos, mais desenvolvimento que retorna para a economia. E para que a Copa se realize por aqui serão necessários muitos investimentos. O país terá que cumprir muitas exigências, como a construção e reformas de estádios, hotéis, aeroportos, melhorias nas vias de acesso etc. São essas necessidades que têm fundamentado as polêmicas em torno da viabilidade ou não da Copa de 2014.

Mas, ao que tudo indica, conseguiremos correr atrás das exigências e cumpri-las, principalmente em nosso estado e em nossa capital. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, o cronograma pactuado com a Fifa para a modernização do Mineirão vem sendo rigorosamente cumprido. Várias obras preparatórias já estão em andamento, como a duplicação da Avenida Antônio Carlos, ou finalizadas, como a Linha Verde.

E, conforme vem sendo divulgado pela imprensa, estão previstas também intervenções na Avenida Pedro II e em vias que levam à Região Norte da cidade, ampliação de linhas do metrô, construção de unidades de pronto-atendimento em Ribeirão das Neves, Vespasiano, Ibirité, Santa Luzia e Pedro Leopoldo, além de reforma e ampliação das redes hospitalar pública e hoteleira da capital e de cidades da região metropolitana, melhorias no sistema de transporte coletivo, capacitação de motoristas de táxi e de garçons. Fala-se ainda na construção de um centro de convenções na Avenida Cristiano Machado.

Certamente, todas essas obras contarão com o apoio irrestrito da iniciativa privada. E, claro, como ela está presente onde os investimentos são necessários, não deixará por menos para realizar o sonho da população da terra do melhor futebol do mundo. Que venha 2014!

* Diretor de Comunicação do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG)

E-mail para esta coluna: comunicacao@sinduscon-mg.org.br

Outros Artigos

ver todas
22 de junho de 2015
01 de junho de 2015
27 de abril de 2015
31 de março de 2015
03 de fevereiro de 2015