Comentários
600
Jardinagem

Urban Jungle: conheça as melhores plantas para decorar o interior da casa

O número de pessoas que buscam ter plantas em casa aumentou; com isso, nossa colunista, Nathália Cavalcante, fez uma lista de quais são as plantas ideais

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/06/2022 13:00 / atualizado em 03/06/2022 14:12



 A mágica está em trazer o verde para dentro. / Foto: Renato Navarro/CASACOR - A mágica está em trazer o verde para dentro. / Foto: Renato Navarro/CASACOR
 
 
 Já percebeu o quanto aumentou o número de pessoas com plantas, hortas, paredes verdes ou mesmo pequenas florestas em casa? O que já era uma tendência, ficou ainda mais forte e evidente com a pandemia.
 
Pessoas que muitas vezes passavam a maior parte do seu dia fora de casa, foram “forçadas” a viver e reparar mais nos seus lares. E para dar mais cor e vida aos ambientes, nada melhor que elas: as plantas!
 
Para quem está transformando as casas ou apartamentos em uma Urban Jungle, o ponto de partida é combinar diferentes folhagens, texturas, cores e tamanhos diferentes de plantas para criar um ecossistema diversificado e que melhor se assemelhe a natureza real.
 
Para isso é preciso pensar em plantas que melhor se adaptam em ambientes internos, pois a mágica está em trazer o verde para dentro. 
 
Acompanhe abaixo dicas de espécies que podem ser usadas dentro de casa, e, se você ainda não conhecia esse estilo de vida, se liga nessa matéria e seja bem vinda (o) ao maravilhoso mundo das florestas urbanas.
 

As 5 melhores espécies de plantas para se ter em casa:

Ficus Lyrata / Foto: Freepik

 Ficus Lyrata

O Ficus Lyrata é o queridinho dos Arquitetos, Paisagistas, Advogados, Médicos e Estudantes, todos amam sua irreverência. Essa espécie, quando plantada em vasos, deixa qualquer ambiente com um visual mais rústico e se alinha muito bem com o estilo boho chic. 
 
Fácil de cuidar: coloque-a próxima a uma janela e regue-a 2 vezes na semana. 
 
Como suas folhas são largas e robustas, costumam acumular poeira. Para resolver isso lustre as folhas com pano úmido com muito cuidado para não rasgar e terá sempre um ambiente bonito com folhas verdes vibrantes. Use sem moderação, mas caso tenha crianças ou bichos em casa, cuidado, pois ela é uma planta tóxica.

Filodendro. / Foto: Freepik - Filodendro. / Foto: Freepik

 Filodendro 

Também com folhagens largas, a família toda dos filodendros vai bem em ambientes internos. Essa espécie da foto é o Ondulado, e, plantada em vaso, não atinge muita altura. 
 
O Ondulado parece uma obra de arte, sua forma escultural preenche ambientes como salas, escritórios, quartos e varandas. 
 
Requer pouca manutenção como a maioria das plantas para ambientes internos, mas precisa ser regada 3 vezes na semana, pois amam solos úmidos. 
 
Nessa mesma família ainda temos os Guaimbês, Xanadús, Filodendro Burle Marx, Pacovas, dentre outros, todos excelentes para se ter dentro de casa.

Jiboia. / Foto: Selvvva - Jiboia. / Foto: Selvvva

 Jiboia

A Jiboia é uma ótima opção para quem quer decorar a casa, pois é uma planta pendente e trepadeira. Fica um charme em estantes, jardineiras e vasos pendentes. O tom verde vibrante das suas folhas chama atenção e dão um contraste lindo. O formato das folhas em formato de coração é a cereja do bolo.
 
Em resumo, essa espécie é bem fácil de cuidar e exige pouca manutenção: Irrigar 2 vezes por semana em poucas quantidades é suficiente. 
 
Existem pelo menos 8 variedades dessa planta, você pode colecionar uma de cada.

Zamioculca. / Foto: Freepik - Zamioculca. / Foto: Freepik

 Zamioculca 

O lema da Zamioculca é: melhor pecar pela falta de água do que pelo excesso. 
  
Fácil de cuidar, necessita ser regada apenas 1 vez na semana. A poda é apenas das folhas secas ou para controle de crescimento.
 
Por ser uma planta de fácil cuidado, é muito comum encontrá-las em ambientes comerciais, enfeitando os halls e lounges de ambientes internos. Suas folhas são tão vistosas e verdes que parecem de plástico. Não se assuste se alguém se aproximar e pegar para conferir se é de verdade.

Maranta. / Foto: Unsplash - Maranta. / Foto: Unsplash
 

Maranta

 As Marantas apresentam folhas incrivelmente estampadas e coloridas. Se sua intenção é dar contraste e trazer vida ao ambiente, aposte nas Marantas. 
 
Elas viraram tendência na decoração das casas. Com mais de 30 variedades, essa família conquistou o coração de todos.
 
São plantas que podem atingir até 50 cm de altura e amam ambientes internos. Não toleram raios de sol incidente e, com o crescimento do estilo “Tropical”, a procura por essas maravilhas aumentaram muito.
 

Gostou das dicas? 

Deixe a imaginação fluir e escolha a planta que mais se encaixa com o seu ambiente. Teste e ouse! Algumas combinações irão te surpreender. Deixe aqui o seu comentário.
 
Se você gostou dessas dicas continue acompanhando o portal Lugar Certo e saiba como fazer Jardim Vertical e quais cuidados as plantas devem receber.
 
 
Nathália Cavalcante - Nathália Cavalcante

Nathália Cavalcante 

Nathália se formou em 2012 pela Faculdade Santo Agostinho e  é responsável pelo setor de Projetos do escritório Estúdio Paisagismo.

Outros Artigos

ver todas
18 de novembro de 2022
04 de novembro de 2022
21 de outubro de 2022
07 de outubro de 2022
23 de setembro de 2022