Umidade

Chuvas de verão: veja como proteger as paredes de infiltrações

A água é um dos riscos para a alvenaria, pois pode provocar infiltrações que viram rachaduras e provocam bolor

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 01/02/2022 13:24 / atualizado em 28/03/2023 13:58


Como proteger as paredes de infiltrações - Freepik Como proteger as paredes de infiltrações

Quem nunca se deparou com uma parede embolorada em seu imóvel? A umidade pode acarretar sérios problemas. Isso ocorre devido ao rompimento de canos ou goteiras constantes. Mas também há uma forte participação das chuvas de verão. Nesse sentido, evite paredes com infiltrações conferindo as dicas deste conteúdo. 

Na maioria das vezes, buscamos soluções paliativas para acabar com o mofo. Entretanto, elas não são suficientes e, até mesmo, acabam disfarçando um problema maior que pode até mesmo comprometer a estrutura da alvenaria. 

O que são infiltrações e por que elas aparecem? 


As infiltrações são consideradas patologias na construção civil. Sendo assim, elas podem ser provocadas por líquidos ou gases que atingem a infraestrutura. 
 
Portanto, com a parede umidificada, a estrutura vai se fragilizando com o tempo. Afinal, revestimento, tijolos e ferros são atingidos pela umidade. Enfim, surgem as manchas, fissuras, rachaduras e também o bolor. 

Mas é importante lembrar que um bom projeto de impermeabilização pode eliminar este problema. Dessa forma, você evita que as chuvas de verão lhe tragam receio de bolor. Afinal de contas, o bolor e o mofo são prejudiciais não somente à estética das paredes, mas à saúde das pessoas que ocupam o móvel. 

Como identificar a origem da infiltração? 


Como você já deve saber, não adianta adotar medidas paliativas, pois é importante conhecer a origem da infiltração. É o famoso ato de eliminar o mal pela raiz. 

Nesse contexto, você pode procurar uma mão de obra especializada para identificar se há um vazamento de alguma tubulação, uma goteira, uma ruptura na laje e, enfim, algum problema na alvenaria. 

Os sintomas mais aparentes, portanto, são manchas nas paredes, bolor, descolamento de revestimento, entre outros. Assim, não adianta adiar a solução, pois a partir do momento em que a origem da infiltração for eliminada, você poderá ficar tranquilo com relação à pintura, ao revestimento e ao acabamento em geral.   

A partir de qual momento fazer a impermeabilização? 


A impermeabilização é um ponto-chave para evitar infiltração no imóvel. Mas é bom lembrar que quanto antes você fizer isso, melhor. 

Isso porque a umidade pode vir de baixo para cima, ou seja, da fundação para as paredes. Como o solo é úmido, essa transferência de umidade pode comprometer a estrutura. Por isso, é tão comum paredes descascadas próximo ao rodapé

No entanto, se você comprou um imóvel usado e não sabe se ele foi impermeabilizado ou se você mesmo pulou essa etapa na hora da construção, muitas vezes para economizar no orçamento, você poderá retomar o tempo perdido providenciando a impermeabilização dos pontos mais críticos da sua casa. 

Nesse sentido, há muitos produtos no mercado, como seladores, mantas para lajes e muito mais. O selador, por exemplo, deve ser aplicado após a cura do cimento. 
 
A dica mais importante, em suma, é: faça a impermeabilização preventiva, pois a corretiva sai mais caro. Afinal, você gastará com mão de obra e materiais em algo que já estava pronto e precisará ser refeito. 

Por que é importante evitar os “jeitinhos”? 


Quando temos um imóvel com infiltrações agravadas pelas chuvas de verão e não temos orçamento em vista para a correção, acabamos dando um “jeitinho” para adiar a solução. 

Entretanto, especialistas alertam que com o passar dos anos, uma pequena infiltração pode causar até mesmo o desabamento de uma estrutura. Uma umidade não reparada, por exemplo, pode derrubar uma parede em 30 anos.
 
Justamente pelo longo prazo, como não vemos riscos imediatos, acabamos deixando o conserto para o futuro.  

Porém, em síntese, é bom frisar que as infiltrações são corriqueiras, mas principalmente em imóveis que não receberam um tratamento adequado de impermeabilização. Por essa razão, é fundamental cuidar de todos os detalhes desde o momento do alicerce. 

Gostou das informações deste conteúdo? 


Confira agora mais dicas de como tirar infiltrações das paredes. Você pode continuar conferindo dicas importantes no portal Lugar Certo, que traz a você matérias sobre decoração, organização, limpeza, DIY e jardinagem. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de julho de 2023
28 de junho de 2023