Se você está construindo ou reformando um imóvel, deve saber que o forro de PVC é uma ótima opção. Afinal de contas, ele não precisa ser pintado, é econômico, fácil de instalar e de limpar.
Lembrando que PVC é a sigla de PolyVinyl Chloride, ou seja, Policloreto de Polivinila, um termoplástico usado no acabamento das edificações.
Em suma, o material vem ganhando espaço, pois é mais prático quando comparado aos velhos forros de madeira. O material também é resistente e tem uma longa durabilidade.
Ademais, pode ser usado em qualquer cômodo da casa, inclusive lavanderia e garagem.
Por que instalar forro?
O forro, de maneira geral, é um recurso necessário no acabamento de casas, pois facilita a disposição dos fios de eletricidade.
Acima de tudo, ele favorece o conforto térmico e a acústica dos imóveis. Dessa maneira, o forro filtra o barulho dos vizinhos e dá mais conforto aos moradores. Outro detalhe interessante é que o forro isola o ambiente interno da laje.
Quais as vantagens e desvantagens do forro de PVC?
O PVC é composto por materiais recicláveis, sendo assim, não causa tantos danos ao meio ambiente. Além disso, sua vantagem reside no fato de ser fácil de transportar, instalar e limpar.
Sobretudo, a sua vantagem é o preço. Afinal de contas, pode ser instalado por você e é mais barato que outros materiais, como a madeira e o gesso.
No entanto, a sua desvantagem é exigir uma limpeza mais constante e não ter a mesma aparência que outros materiais, como o gesso.
Como colocar forro de PVC?
Mas, afinal, será que é difícil colocar forro de PVC, visto que as lâminas são encaixadas? Confira agora como é simples instalar esse acabamento.
Você vai precisar de:
cabos de aço;
cantoneiras;
chave de fenda;
emendas;
escada;
espátula;
estilete;
furadeira;
grampos para cabo de aço;
lâminas de PVC;
lápis;
luvas;
martelo;
óculos;
parafusos;
pinos de fixação;
prumo;
réguas de acabamento;
serra com arco;
serra copo;
trena;
tubos de ferro ou de madeira.
Passo a passo:
Primeiramente, meça a altura da parede e defina a altura do teto. Enfim, você precisará demarcar o local de instalação do forro de PVC.
Depois disso, aplique silicone na base do forro e o fixe-se na parede, um pouco abaixo do nível demarcado.
Neste momento, é hora de instalar os tubos de ferro um pouco acima do rodaforro. Para isso, use um cabo de aço para amarrá-los.
Então, nesta etapa, instale no sentido oposto às lâminas de PVC. Só então, coloque os pinos de fixação mantendo uma distância mínima de 90 centímetros.
Agora comece a montar as placas de PVC, usando os parafusos para fixar as lâminas nos tubos de ferro.
Quando estiver na última peça, encaixe uma ponta e empurre até chegar ao final. Já a outra ponta deve ser presa com a pressão de uma espátula. O acabamento pode ser dado com a colocação das cantoneiras no rodaforro.
Se preferir, você pode passar uma tinta própria para PVC ou deixá-lo como vindo de fábrica.
Como limpar forro de PVC?
E, neste momento, após instalado, é preciso saber como limpar forro de PVC para a sua primeira manutenção. Separamos algumas dicas de limpeza mais leve e mais pesada. Confira!
Limpeza leve
Passe um pano umedecido em água com a ajuda de um rodo macio. Assim, você evitará o acúmulo de poeira com o passar do tempo.
Limpeza do forro de PVC encardido
Você vai precisar de um balde de água, meia xícara de vinagre e duas colheres de detergente. Umedeça um pano na mistura e esfregue o forro de PVC com a ajuda de uma escada. As manchas de sujeira serão removidas.
Limpeza do forro de PVC com detergente neutro
Se o forro não estiver muito sujo, você pode misturar um litro de água com meia xícara de detergente neutro. Passe delicadamente o pano umedecido e torcido nesta solução no forro de PVC. Você verá que ele ficará branquinho como novo.
Gostou das dicas de como colocar e limpar forro de PVC?
Então, agora, mãos à obra. Você também pode gostar do conteúdo que preparamos sobre como instalar parede drywall. Leia e continue acompanhando as últimas atualizações da seção de “Faça você mesmo” do portal Lugar Certo.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação