Qualidade do solo

Sondagem do terreno: entenda para que serve e quais tipos são mais comuns

Para evitar problemas futuros na edificação, é necessário fazer a sondagem de solo, um procedimento adotado por empresas especializadas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/05/2022 13:00 / atualizado em 27/05/2022 12:33



A sondagem do terreno é um procedimento técnico, feito por profissionais e com maquinários especializados. / Foto: Freepik
 - A sondagem do terreno é um procedimento técnico, feito por profissionais e com maquinários especializados. / Foto: Freepik
 
 
A sondagem do terreno é um procedimento técnico, feito por profissionais e com maquinários especializados. Portanto, se você comprou um terreno e pretende iniciar a construção, verifique como é feita a investigação do solo para deixar sua obra dentro das normas da construção civil. 
 
O Brasil contém vários tipos de solos, alguns mais arenosos e outros mais resistentes. Além disso, quando é necessário fazer uma perfuração no solo é importante conhecer todas as suas características através de um laudo de sondagem de solo. 
 
Afinal de contas, as escavações podem causar impactos na vizinhança, desde rachaduras de casas até o desabamento de muros. 
 
Portanto, evite prejuízos e riscos desnecessários fazendo essa investigação tão essencial na fase inicial da sua obra. 

O que é sondagem do terreno?  

A sondagem do terreno é um procedimento técnico de verificação das características do solo. 
 
Nesse sentido, ela permite extrair informações importantes, como diferentes camadas de solo, nível do lençol freático, capacidade de resistência do solo, entre outros aspectos. 
 
Essa etapa da obra é tão importante que muitos engenheiros exigem esse procedimento antes de fazer o projeto estrutural do imóvel. 
 
Afinal de contas, já imaginou ele fazer todos os cálculos e, por uma má sorte, descobrir que o solo não suportava o projeto, causando rachaduras e outras patologias no imóvel? 
 
 
Os especialistas recomendam a realização dessa checagem para conhecer a resistência do solo. / Foto: Freepik - Os especialistas recomendam a realização dessa checagem para conhecer a resistência do solo. / Foto: Freepik
 
 

Para que serve a sondagem do terreno? 

Só para reforçar, a sondagem do terreno é um serviço necessário antes mesmo da terraplenagem. 
 
Lembrando que em 2007, nas obras do metrô de São Paulo, mais especificamente na estação Pinheiros, a falta deste estudo causou uma enorme cratera que culminou na morte de sete pessoas, além de muitos outros transtornos. 
 
Portanto, os especialistas recomendam a realização dessa checagem para conhecer a resistência do solo. Com os dados em mãos fica mais fácil (e seguro) calcular o material a ser usado na construção da edificação. 

Quais os tipos de sondagem do terreno? 

Agora que você viu a importância desse procedimento, saiba como fazer a sondagem do terreno dependendo do tipo escolhido. Confira! 

Trado

A Tradosondagem a Trado é a mais comum e, muitas vezes, pode ser feita manualmente com a utilização de lâminas que extraem amostras. 
 
Estas, por sua vez, são usadas para futuros ensaios em laboratórios. Portanto, ela permite conhecer, por exemplo, o solo em obras de saneamento básico e estradas. 

Percussão SPT

Trata-se do ensaio de penetração padronizado, chamado de SPT (Standart Penetration Test). 
 
Normalmente, é o tipo de sondagem mais usado devido ao baixo custo. Além disso, o equipamento utilizado também é mais simples. 
 
Esse tipo de sondagem identifica o nível de água e a medida de resistência à penetração. 

Rotativa 

A sondagem Rotativa atravessa todo o solo e permite conhecer as rochas e materiais impenetráveis. Sendo assim, ela retira amostras de rochas, que são chamadas tecnicamente de testemunhos. Essas amostras ajudam a entender melhor as características do solo. 

Mista 

No caso da sondagem Mista, usa-se a técnica da sondagem SPT e da sondagem Rotativa. Dessa maneira, tem-se uma análise mais completa do solo e das características geológicas. 

Geofísica

No caso da sondagem Geofísica, ela é feita indiretamente, com a ajuda de técnicas que vão dos levantamentos sísmicos, elétricos, eletromagnéticos, entre outros. Enfim, ela não utiliza extrações mecânicas do solo. 

E, então, você já conhecia as técnicas de sondagem do terreno e como fazer?

 Fique por dentro de mais curiosidades sobre a construção civil. Leia também como tirar alvará de construção de casa. 
 
Continue acompanhando o portal Lugar Certo para receber mais dicas sobre construção, decoração, organização e muito mais! 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
09 de agosto de 2022
27 de julho de 2022

No Lugar Certo você encontra o que procura