Beleza milenar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/05/2007 17:48
O mosaico teve origem nas civilizações da Mesopotâmia e do Egito. A peça mais antiga de que se tem conhecimento é o estandarte de Ur, datado
de 3500 a.C. Ao longo dos séculos, foi incorporado na arquitetura dos gregos para revestimento de pisos, por meio da montagem de um verdadeiro quebra-cabeças de pedras cortadas em pequenos cubos.

Em Roma, a arte conquistou templos, teatros e mercados, e o material usado era o mármore da região ou proveniente dos territórios conquistados pelo Império. Com os bizantinos, a partir do surgimento do vidro, o mosaico passa a decorar paredes e tetos.

Já no início do século 20, na Espanha, o arquiteto Antoni Gaudí começa a revestir suas obras com cerâmica e azulejos quebrados, com desenhos criados por Josep Maria Jujol. No Brasil, antes mesmo de Gaudí e Jujol, era conhecido o talento da imperatriz Teresa Cristina, esposa de Dom Pedro II, na criação de mosaicos. No Jardim das Princesas, do Palácio de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, a imperatriz revestiu bancos, tronos e fontes com conchas e cacos de porcelana, formando belos desenhos.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
25 de maio de 2018
21 de maio de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura