Cuidado na seleção das cores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/05/2007 10:04
Nas áreas internas, tintas vinil-acrílicas podem ser usadas sobre diversas superfícies e possibilita pequenos retoques. - Arquivo/Solventex Nas áreas internas, tintas vinil-acrílicas podem ser usadas sobre diversas superfícies e possibilita pequenos retoques.
A escolha das cores é tarefa que demanda cuidado, embora esteja sujeita à subjetividade do gosto de cada um. Érica Taguti, da Suvinil, recomenda tons claros para ambientes pequenos. As cores escuras diminuem os ambientes. Para ambientes maiores, ela diz que é permitido o uso de mais cor. No entanto, alerta que o equilíbrio deve orientar todo o trabalho. É possível pintar uma das paredes com uma cor mais forte. Mas, se a opção for usar o tom forte em todas as paredes, deve-se tomar o cuidado de equilibrar o espaço com janelas, portas, mobiliário e todo tipo de acessório em cores mais brandas, alerta.

As cores mais frias, como verde e azul claros, devem ser usados em quartos. Nesses ambientes, é recomendável evitar os tons quentes, como vermelho, avisa. Nos quartos de crianças, se a opção for o amarelo, a consultora de cores da Suvinil orienta a escolha de um tom mais pastel, que propicia o relaxamento.

A personalidade dos moradores da casa também deve influir na escolha da cor. Para temperamentos mais tímidos, o ideal é combinar no mesmo ambiente diversas tonalidades de uma mesma cor, uma escolha mais clássica. Os mais ousados podem optar por fazer combinação entre cores que estão sob a influência de um tom dominante básico, por exemplo, juntar o verde com amarelo-esverdeado.

Mais objetivo, o consultor técnico da Solventes José Alves considera que fazer teste numa parte da parede é o mais recomendado, antes de se iniciar a aplicação da tinta. Quando a tinta seca, algumas cores clareiam e outras escurecem, então é melhor se prevenir com um teste.


Confira algumas dicas:
• Prepare a superfície com lixamento
• É recomendável a aplicação de um fundo selador
• Diluir a tinta em água, seguindo a proporção recomendada pelo fabricante na embalagem
• A homogeneização da tinta deve ser feita com objeto retangular, como uma régua
• Aplicar a tinta com rolos adequados ao tipo de superfície
• A pintura deve ser feita de cima para baixo, formando o desenho de vários WWW
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018