Ecologicamente correta

Para criar um ambiente sustentável, é preciso estar atento ao planejamento do espaço e à escolha de materiais adequados

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/01/2009 12:07 Denise Menezes /Estado de Minas
É importante conhecer bem os materiais antes de comprar - Ibiza Acabamentos/Divulgação É importante conhecer bem os materiais antes de comprar
Quem quer dar sua contribuição à preservação da natureza também na decoração de sua casa deve estar atento a questões como o bom planejamento dos espaços, com um projeto que privilegie, ao máximo, a luz e a ventilação naturais; o reaproveitamento de materiais e a escolha criteriosa de produtos. Afinal, um espaço para ser considerado sustentável deve ser criado com produtos desenvolvidos a partir de matérias-primas renováveis, ou de materiais reciclados e recicláveis, que gerem o mínimo de impacto ambiental em seu processo produtivo; além de permitir o uso racional de energia.

Para o arquiteto Marcos Nobre, o reaproveitamento de materiais e objetos disponíveis na casa é o primeiro passo para se viabilizar o desenvolvimento de um projeto de decoração sustentável. "O reaproveitamento é importante não só para diminuir o volume de resíduos sólidos descartados, mas também para preservar a história de quem vive na casa", destaca.

Neste quesito, observa o arquiteto, a criatividade é fundamental. "A ideia é dar um novo uso aos objetos. Assim, uma geladeira dos anos 1950, por exemplo, pode ser transformada em um bar de um living, dando ao ambiente uma cara supercontemporânea", assinala.

Conhecimento técnico para planejar bem os espaços e escolher com critério os materiais "ecologicamente corretos" já disponíveis no mercado também são requisitos essenciais. A designer de interiores Valéria Alves lembra que um ambiente sustentável passa, necessariamente, pelo uso racional de energia. "Por isso é importante saber aproveitar, ao máximo, a iluminação natural e complementá-la com lâmpadas eficientes, de baixo consumo de energia e que proporcionem o conforto térmico", diz.

O arquiteto Junior Piacesi adverte para a importância do aproveitamento da ventilação natural também para que o espaço permita conforto térmico sem a necessidade do uso de ar-condicionado, um dos maiores vilões no consumo de energia elétrica. Já o arquiteto Sérgio Viana, diretor da CWT Design, empresa especializada em produtos sustentáveis para a arquitetura e decoração, alerta que é necessário conhecer bem os materiais e optar por aqueles que realmente trazem em sua essência o conceito de sustentabilidade.

"Antes de comprar é preciso se informar sobre os produtos, saber separar o joio do trigo, porque o que define um produto ecologicamente correto não é só ser produzido a partir de matéria-prima reciclada, reciclável ou de fonte renovável. O processo produtivo tem de gerar um mínimo de impacto e a unidade de produção tem de estar o mais próximo possível do local da obra, para a redução da emissão de gases e dos gastos com combustíveis demandados pelo transporte. Por isso, é importante dar prioridade a produtos locais", afirma.

Leia a continuação desta matéria: Investimento funcional
Dicas de revestimentos
Mobiliário e adornos
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023