Transparência multiplicada

Tendência para construções residenciais são peças que recebem acabamento industrial, em vez de jato de areia

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 09/02/2009 18:20
"Os vidros laqueados valorizam a privacidade e beleza dos ambientes" - Francislaine Campos, empresária
A praticidade, versatilidade e facilidade de instalação, manuseio e limpeza do vidro são algumas características que favorecem o uso do material nos projetos arquitetônicos. A arquiteta e dona da loja Vintage Vidros, Nair Feu de Carvalho, ressalta que o vidro combina com qualquer situação e, por ser totalmente neutro, ajuda, inclusive, a resolver problemas de espaço.

Para Nair a tendência para as construções residenciais atualmente são as peças com acabamento já industrializado substituindo o jato de areia. O uso do vidro serigrafado, segundo Nair, conquista espaço porque, além da beleza, é prático. "Apesar de custar 30% a mais que vidros mais simples, os benefícios são muito grandes e o cliente acaba optando por ele".

Outra forte tendência, para a arquiteta, é o uso dos vidros laqueados, que levam pintura em uma das faces, como revestimento de parede e de mobiliário e também como divisória. "A peça já vem preparada de acordo com as especificações do cliente e o custo depende da forma de instalação e da espessura".

Para os imóveis comerciais, Nair destaca a versatilidade do vidro laminado, com resina entre duas placas, que oferece mais de 500 cores e se adapta a vários projetos. Além do uso em interiores, ela ressalta que, em função da sua resistência, o vidro cada vez mais é valorizado como solução técnica para desafios na construção, como divisor de piscina, escadas e passarela. "As pessoas estão assimilando a enorme resistência do material, o que favorece muitas outras possibilidades de uso".

A dona da loja Vidros Qualy, Francislaine Campos, confirma procura cada vez maior por vidros serigrafados e laqueados, duas variações do vidro temperado que aliam a resistência à beleza. O material tem uma estética que remete ao trabalho artesanal com desenho feito sobre peças brancas ou foscas. "Já os vidros laqueados valorizam a privacidade e beleza dos ambientes". Para quem quer efeito bonito sem gastar muito, a sugestão de Francislaine é o uso de vidro temperado com película.

ALÉM DAS JANELAS

A transformação pela qual passaram os vidros nas últimas décadas também influenciou a arquitetura das janelas. Para Francislaine, as janelas de vidro temperado estão em alta, um movimento favorecido pela estética, que combina com projetos rústicos ou modernos, pela rapidez do serviço de instalação, já que dispensam esquadrias de alumínio, e pela facilidade na manutenção. "As janelas de vidro temperado vêm com puxadores e trincos de alumínio, peças com grande diversidade de tons. No fim, o preço ainda sai mais em conta do que as janelas tradicionais", compara.

Outra tendência, segundo a empresária, são os telhados com estrutura em alumínio e placas de vidro de alta segurança. "Apesar de ser um pouco mais caro do que os modelos que usam telhas de cerâmica, essa opção é muito utilizada em pequenos espaços da casa porque são bonitos e favorecem a luminosidade natural".

O construtor Cândido Antônio Rodrigues, que nos últimos anos trocou esquadrias, chapas e peças de madeira por vidro temperado, diz que a substituição do material é motivada pelo custo e praticidade. "A instalação das portas e janelas ficou muito mais fácil. Além disso, as peças são mais higiênicas e o custo com manutenção é praticamente zero".
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
25 de maio de 2018
21 de maio de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura