Cabeceiras cheias de estilo

Antes elemento despretensioso, elas ganham releitura e podem transformar a decoração com soluções criativas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/04/2009 17:06
Rosângela Mesquita diz que intervenções na parede do quarto também podem ser usadas - Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes Rosângela Mesquita diz que intervenções na parede do quarto também podem ser usadas
A cama ocupa lugar de honra no quarto. Seja qual for o estilo, é preciso levar em conta o conforto, em um ambiente íntimo e de descanso. As camas convencionais têm cedido espaço para os modelos box, que chegam ao mercado com uma infinidade de opções em tecidos, molas e espumação, e não trazem mais aquele formato pronto. Substituindo com classe a antiga cama dossel, vitoriana, os painéis e as cabeceiras estão com tudo, para compor com os novos colchões box. Agora, trabalhos na própria parede onde está encostada a cama representam uma releitura das cabeceiras, antes um elemento desprentioso, mas que pode, com criatividade, transformar a decoração.

Veja mais fotos de cabeceiras

"Cada dia mais cresce a procura pelas camas box, que não são aquelas que já tem cabeceira, mas que têm apenas um colchão sobre uma estrutura. Com isso, as cabeceiras ganharam uma releitura, e agora podem ser feitas com intervenções na própria parede. Vale a inspiração. O quarto deve manter o clima de relaxamento, mas com a personalidade do dono. E, além de bonito, deve ser funcional", ressalta a designer de interiores Rosângela Brandão Mesquita.

Realçar a parede do quarto onde fica encostada a cama, colocando um revestimento ou simplesmente pintando-a de outra cor já é uma forma de compor o ambiente. Em relação ao revestimento, Rosângela cita diversas opções, que vão do tecido (como linho, seda, ou, mais sofisticados, camurça ou veludo), à madeira, laminados, vidros, espelhos, fibras naturais, metal ou grafismos e plotagens que podem ser feitas acima da cama com resultados interessantes. Os painéis de gesso acartonado também são opção criativa e mais barata.

Para escolher a matéria-prima, a boa execução do projeto da cabeceira vai depender do estilo do quarto: se clean, pouca informação significa mais, como cabeceiras sem muito rococó, retas, que podem ser feitas, por exemplo, em couro branco, sugere Rosângela. Se o espaço adota um mobiliário mais rústico, a madeira e a laca podem ser uma opção, assim como os revestimentos com texturas de fibras. "A cabeceira ainda pode ser aproveitada para colocar nichos de prateleiras, criados embutidos no próprio painel, jogando com almofadas e com uma iluminação mais suave. Também podem ser usados espelhos".

Segundo o feng shui, filosofia chinesa que, em arquiteura e decoração, busca a harmonização dos elementos com a energia da casa, a cama é um elemento importante, já que passamos nela boa parte do tempo, como explica a arquiteta com formação na área, Valéria Loureiro. "O feng shui nos diz, em relação à própria localização do quarto nas fatias de energia da casa, onde será melhor direcionada a cabeceira, onde fica melhor a cama, e orienta a opção por cores e materiais. Por exemplo, se a análise do feng shui cair no elemento fogo, podemos usar para as cabeceiras materiais de origem animal, como o couro ecológico, almofadas de lã, e usar o vermelho como cor predominante".

CLAREZA

Para a arquiteta e designer de interiores Rúbia Schwartz, os estilos clean e barroco estão se misturando com mais liberdade. "A dica é tentar não usar a parede da janela para encostar a cama. A cabeceira pode ser feita passando um tubo de cortina, com dois almofadões pendurados, compor um painel de fotos, ou ser esculpida. Também dá para tirar partido e prolongar os painéis para instalar baús. Em projetos mais ousados, pode-se apenas pintar o contorno da cabeceira acima da cama".

"Com apartamentos e ambientes cada vez menores,temos que usar a criatividade para a melhor localização da cabeceira, que deve ser posicionada contra uma parede, de preferência na diagonal à porta. Os boxes nos dão a versatilidade de personalizar mais as cabeceiras com painéis que podem apresentar várias composições de revestimentos. Para aproveitar melhor o espaço, o painel deixa de ser apenas decorativo, sendo utilizado com profundidade maior para nichos de apoio a perfumaria, sapateiras, toucador e apoios laterais à cama", sugerem as decoradoras Marli Viana e Valéria Leão. Outro fator importante é a iluminação, que deve ser indireta. Em projetos comerciais, como em motéis, continuam, as cabeceiras tem uma outra conotação. "A manutenção precisa ser fácil e prática, com boa durabilidade".

Em Belo Horizonte, a América Móveis tem fabricação própria de mobiliário para quarto e salas há mais de 20 anos. A linha de produtos, além da camas convencionais, traz os modelos box nos tamanhos solteiro, King Size e Super King. "O cliente pode encomendar a cabeceira, que é feita sob medida, para todos os tamanhos, seguindo um projeto que esteja fazendo com arquiteto, ou direto com nossa equipe de decoradores. O acabamento pode ser em poliéster com 200 possibilidades em cores, em laminados de madeira, ou com a combinação destes materiais. Fazemos até cabeceiras cravejadas em cristal. O tempo de instalação e entrega fica em 35 dias, inferior ao tempo de marcenaria, que geralmente gira em torno de 60 dias", conclui uma das decoradoras da loja, Sandra Estela de Souza.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
Tiago - 29 de Agosto às 14:29
Parabéns pelo artigo, no link abaixo estão disponíveis alguns modelos legais de cabeceiras para cama box, confiram: http://www.casabelainteriores.com/2012/05/cabeceira-para-cama-box.html

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023