Quarto para adolescentes

Ambientes são planejados para dialogar com o que os jovens mais gostam: a tecnologia. Reunidos no cantinho próprio, recursos eletrônicos trazem a conexão com o mundo

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/04/2009 17:13
Mercado oferece móveis sob medida para as novas tecnologias e jogos de luzes - Sombra Verão/Divulgação Mercado oferece móveis sob medida para as novas tecnologias e jogos de luzes
Na juventude, tradicionalmente, o ser-humano parece querer se isolar de tudo e de todos, como se fosse preciso um retiro diário para moldar a personalidade do futuro adulto. Considerada um segundo parto, a adolescência bem poderia significar um segundo "quarto". Mas, quando entram em seu universo e fecham a porta, os jovens de hoje não estão tão isolados quanto antes. Graças à tecnologia, o quarto se tornou uma janela para o mundo, e o adolescente de classe média agora tem tudo ao alcance das mãos: além de aparato de som, eletrodoméstico preferido entre os jovens desde a década de 60, computador, televisão, DVD, videogame e telefone são itens básicos que quase sempre não faltam. Para o jovem, a tecnologia trouxe privacidade e a possibilidade de estar plugado ao mesmo tempo. A decoração acompanha esta tendência e, cada vez mais, é importante ter um ambiente confortável que estabeleça diálogo com os recursos tecnológicos.

Para o estudante Pedro Henrique Pacheco, de 14 anos, o quarto é um espaço de privacidade e, ao mesmo tempo, aonde ele se conecta com o mundo. "Hoje em dia uso a tecnologia para tudo. Na internet, converso com amigos e faço trabalho de escola. Ainda tenho a televisão, o video game e caixas de som. Fico muito tempo no computador. No meu quarto, tenho tudo que preciso, crio meu próprio universo", conta. Em seu quarto, a decoradora Andréia de Paula planejou um suporte para a televisão na própria parede, e um móvel que vem por baixo serve para computador, notebook, videogame e aparato de som, uma solução muito utilizada para otimizar o espaço com criatividade.

Os projetos para quartos de jovens têm apresentado propostas especiais: móveis feitos sob medida e adaptados aos equipamentos eletrônicos, conta a decoradora, também proprietária da loja Class. "Os adolescentes passam quase quatro horas por dia no computador. Seguem uma tendência de estar voltado para dentro de casa, receber os amigos, a vida social é praticamente dentro do quarto", explica Andréia. Por isso, cada vez mais os ambientes são projetados para atividades em dupla, lançando mão dos aparatos modernos. "A tecnologia é o que prevalece no quarto do jovem contemporâneo. Ele tem um móvel planejado que acopla todos os equipamentos, priorizando armários apenas para vestuário. E a preferência é para os aparatos deixados à mostra".

A TV LCD ou de plasma geralmente é disposta em painéis, quando a parede já não é adaptada para recebê-la. Bancadas são bom suporte para computadores e podem servir, na parte de baixo, para dispor DVD, aparelhos de som e video games, além de área para estudo. "A cadeira deve ser ergonômica, apropriada para quem passa muito tempo sentado. Iluminação pontual, mais fria onde for estudar, e mais quente no restante do quarto. Cores mais neutras (tons pastéis, fendi, branco) favorecem a concentração, e as cores mais fortes podem vir em detalhes".
Sidney Lopes/EM/D.A.Press

O mobiliário do quarto do adolescente é cada vez mais simples, predominando, em materiais, os laminados, o MDF, o vidro e detalhes em espelhos, continua a decoradora. Para as arquitetas e designers de interiores Graziela Costa e Christiana Nicácio, apesar do adolescente sair menos e ter mais amigos virtuais, o que em alguns casos pode causar um isolamento não muito benéfico, estar em casa é conforto para os pais, se considerada a questão da segurança. "O jovem tem tudo dentro do quarto. Está naquele espaço conectado com o mundo. No mesmo tempo em que ele joga, ouve música, conversa com alguém na China". As arquitetas citam notebook, iPod, celular e televisão como aparelhos indispensáveis para o jovem atual.

GAROTAS

Para as meninas, os detalhes vem em cores diferentes dos equipamentos e outros objetos decorativos. "Atrás da TV de plasma, pode ficar escondida a fiação do DVD, video game, e até o computador, em um móvel por baixo que junte tudo, de forma que a tela da televisão possa servir para todos os aparelhos. Em ambientes menores, isso economiza espaço", sugere Graziela.

A Sombra Verão, loja do Shopping Minascasa especializada na decoração de quartos, exibe na vitrine projetos planejados para o adolescente moderno, apostando neste nicho do público. "As mães trazem os jovens. Geralmente eles querem cor, detalhes como uma guitarra em um canto. E estão muito ligados à tecnologia, colocam tudo em um lugar onde têm privacidade", conta o gerente, Henrique Couto. A loja trabalha com uma linha de móveis modulados em MDF, MDP e chapa okaplan (tipo MDF), planejados sob medida em conjunto com cada cliente para guardar os eletro-eletrônicos. "Eles preferem móveis abertos, já que os aparelhos são bonitos, querem expor, mas também dá para fechar. O vidro e o metal conjugados com as imitações da madeira dão um toque a mais, misturando o rústico e o contemporâneo", completa Henrique.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023