Pequenos luxos na hora do banho

Banheiras ganharam ares sofisticados e trazem opções diversas em recursos, formas e cores. Ambiente se transformou em verdadeiras salas de banho, para momentos de relaxamento e bem-estar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 15/05/2009 18:15
Banheiras podem ser construídas ao ar livre, mantendo o requinte - Fotos: Doka Bath Works/Divulgação Banheiras podem ser construídas ao ar livre, mantendo o requinte
Tomar um bom banho em águas aromatizadas, quentes e borbulhantes pode ser o desejo de muita gente. Ter uma banheira em casa, dentro do novo conceito de banheiro que começa a aparecer, mais como mini spas caseiros, é um pequeno luxo que vem acompanhado de deliciosos momentos de bem-estar e relaxamento. Os últimos lançamentos do mercado oferecem possibilidades práticas de instalação, formas e cores modernas, materiais diversificados e, ainda, as opções em jogos de luzes e cromoterapia que fazem da hora do banho também um momento para cuidar da saúde. Mas é preciso planejamento para tornar esse sonho possível.

Veja mais fotos de banheiras

Como explica a engenheira civil e decoradora Zélia Sathler, os azulejos foram banidos dos banheiros, ficaram restritos ao box, e as novas paredes texturizadas e pintadas deram outro ar ao ambiente, que vem se transformando, cada vez mais, em salas de banho. "Os boxes trazem várias opções em vidros, cores, os espelhos cresceram, as bancadas e prateleiras em vidro viraram verdadeiras cristaleiras, dá até para colocar um pufe dentro do banheiro para fazer a unha, descansar os pés. Tem banheiro hoje com ar condicionado, som ambiente, televisão. Acabou o frio, o industrial, aquele banho automático que você só entra e sai. Os banheiros agora são mini spas". Neste contexto, as banheiras se tornam as vedetes desta parte da casa. Entre as novidades mais modernas estão as com design diferenciado, recursos variados em jatos, luzes, até os mini spas que podem ser instalados facilmente. Mas, seja qual for a escolha, é melhor ter um projeto anterior para evitar dor de cabeça.

"Primeiro, é preciso pensar no espaço que a banheira vai ocupar. Devem ser colocadas em banheiros grandes. Não recomendo sua instalação embaixo do chuveiro, mas sim, o box separado. Também é bom que a banheira fique perto da janela, porque dá para aproveitar o sol, a iluminação natural, a vista", orienta a decoradora. Quanto à iluminação, é possível fazer tratamento cromoterápico na hora do banho que, aliado às opções em jatos, hidromassagem, acessórios para encostar a cabeça, diversos formatos e combinações, fazem deste um momento de bem-estar e saúde, continua Zélia Sathler. "A luz azul, dentro da banheira, produz uma sensação muito relaxante e aconchegante. Uma iluminação especial, setorizada, pode produzir um clima interessante. O ideal é ter uma luz perto da banheira, outra perto do espelho e da bancada, para fazer a barba, maquiar, e outra perto do vaso sanitário, para ler, por exemplo".

Nichos na parede ao lado da banheira podem ser boas soluções para guardas sais de banhos, shampoos, sabonete, e também dá para fazer um pequeno deck ao redor para aumentar o conforto, dá a dica a decoradora. "Também é bom ter a água quente, então, um aquecedor é sempre necessário. Existem até sistemas eletrônicos pelos quais a pessoa pode ligar a banheira no caminho para casa que, quando chegar, já vai ter um banho relaxante esperando".
Um ambiente clean requer acessórios em tons claros e superfície lisa - Um ambiente clean requer acessórios em tons claros e superfície lisa

APOSTA

A Doka Bath Works apostou em banheiras de imersão feitas em exclusivo material à base de rocha vulcânica, em design diferenciado e que, com o branco como cor natural, não desbotam ou amarelam como as banherias de fibra ou acrílico, explica o proprietário da empresa, Bruno Tomazzi. "São banheiras feitas na Inglaterra, de imersão, sem aquele barulho do motor da hidromassagem. A rocha vulcânica mantém a temperatura e, como são monoblocos, se houver algum arranhão é só polir que ficam novas. São super resistentes, e a garantia é de 25 anos".

O design foi inspirado no período da rainha Vitória, na Inglaterra, no século 19, com pés e formato ergonômico, em curva, fazendo referência ao tempo quando tomar um banho era um verdadeiro ritual, uma releitura autêntica das banheiras vitorianas originais utilizadas nos banheiros do período vitoriano. "Alguns detalhes foram trazidos para a contemporaneidade, em desenhos inusitados e modernos, possibilitados pelo novo material. Em alguns modelos, as extremidades são maiores para reclinar a cabeça, apoiar as costas. E a instalação é rápida e dispensa alvenaria, é preciso apenas uma saída de água. Quando a pessoa mudar de casa, pode levar a banheira, não é embutida. É para a vida toda".

A nova linha de banheiras, que já era exportada pela Doka há dez anos, chegou ao mercado brasileiro há quatro anos, para as de ferro fundido e, as de rocha, há um ano. Bruno garante que a procura tem sido satisfatória, mesmo com preços entre R$ 7 mil e R$ 13,5 mil. "Elas acompanham o novo conceito de banheiro, que se transformou em um ambiente primordial para relaxar depois de um dia de trabalho, não apenas utilitário, mas com ares sofisticados de uma sala de banho", completa Bruno.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023