Lugarcerto

Sem cara de escritório

Empresas começam a contratar serviços de decoração para dar aos ambientes comerciais uma feição mais parecida com o lar. Medidas simples transformam os espaços e criam clima mais íntimo

A decoradora Patrícia Satler usa cores para aquecer ambientes empresariais e deixá-los mais aconchegantes - Foto: Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes
O modo de viver contemporâneo exige das pessoas uma dedicação intensa ao trabalho, o que faz com que passem mais tempo voltadas à profissão do que à famíliaEm locais onde o nível de concentração é muito grande, empresas começam a se preocupar com o bem-estar dos funcionários, e agora contratam profissionais da decoração para transformar os ambientes comerciais, escritórios ou consultórios, em espaços quem lembrem a casaCores, objetos decorativos, detalhes, iluminação, móveis ergonômicos e confortáveis, além de plantas, são apenas alguns recursos para trazer afetividade ao mundo dos negócios.

"Para profissionais autônomos, esta situação pode ser ainda agravada, porque a jornada pode ir além das 8 horasA maior parte do dia dessas pessoas acontece dentro de um escritório ou de um consultório", ilustra a decoradora Patrícia SatlerEla explica que a incorporação de elementos que caracterizam a casa, ou o lar, ao local de trabalho pode torná-lo mais agradável e as atividades mais prazerosas"Tanto em escritórios quanto em consultórios projetados a partir dessa ideia, clientes ou pacientes também poderão se sentir em casa enquanto aguardam o atendimento, o que dá uma dimensão de afetividade ao serviço que recebem aí", continua.

Patrícia projetou, em quatro salas de atendimento, espaços para transmitir a sensação do prazer de estar ali, para quem trabalha e os que esperam para ser atendidosA partir da demanda de criar um "escritório que não tenha cara de escritório", como lhe solicitou a cliente, a decoradora mesclou o branco com o vermelho em tecidos das cadeiras e dos sofás, pouco comuns em salas de espera, que foram usados para aquecer o ambiente e criar um clima de intimidade, e divisórias de gesso, modernas, substituíram as antigas, explica"Geralmente, as pessoas escolhem o azul, o verdeO vermelho é quente, traz aconchegoTambém colocamos flores, para dar um toque sala de visitas ao ambiente, que embora pequeno é ampliado na predominância do branco, que destaca mais o vermelho".

Começa a crescer a demanda por serviços e profissionais do design de interiores entre os ambientes empresariais, pontua o gerente de produtos da Lider Interiores, Gabriel Grossi"A preocupação, além do design, começa a se concentrar no conforto, o bem-estar de funcionários e clientes, já que se passa a maior parte do tempo no trabalho
Desde o porta-retrato, que aproxima da família, até uma poltrona mais confortável", ressaltaA Lider dispõe de uma linha em mobiliário pronta para proporcionar um tom aconchegante aos espaços comerciais e dar-lhes uma feição mais parecida com o larPatrões que antes costumavam escolher qualquer sofá agora têm o cuidado de oferecer modelos mais macios, de tecido agradável, continua Gabriel.
- Foto: SXC.hu/Banco de Imagens
A atenção à ergonomia trouxe cadeiras de escritório adequadas, as plantas chegaram para dar vida, com a contribuição de objetos decorativos e até obras de arte"Os locais comerciais, que antes eram secos, agora estão mais próximos dos familiaresA Lider oferece, por exemplo, as poltronas Egg, ou Coconut, a chési Barcelona, e o sofá E200, como boas opções que misturam o clássico e o contemporâneo, trazendo a esses espaços outras sensações", analisa o gerente da Lider.

A arquiteta Estela Netto desenhou com os produtos da Lider dois ambientes em uma empresa do ramo de máquinas para mineração e siderurgia para serem locais de estar para funcionários e clientesA mudança na decoração incluiu sofás mais confortáveis, a reformulação do projeto de iluminação (de uma intensidade forte para uma luz mais propícia a uma conversa descontraída), cachepôs com plantas, mesas laterais e de centro com bandejas para um café, além de nichos retratando temas relacionados à história da empresa"É um local de convívio, para bater papo, um café, não é refeitório nem sala de reuniãoEntre um intervalo e outro, os espaços foram pensados como se fossem a sala de uma casa, para descansar, como uma extensão da casa, onde se esteja acolhido e também integrado à trajetória da empresa", explica a arquiteta.

RECEPTIVIDADE

O diretor geral da Isomonte, José Rubem de Almeida, conta que a intenção ao montar as salas para os funcionários era exatamente essa"Em dois andares diferentes, as recepções estavam com os móveis antigos, não adequadosA mudança foi para modernizar, dar uma aparência melhor para receber clientes e visitas, e também mais agradável para os funcionários
Quando eles têm um tempo de folga, podem se sentir à vontade, e próximos à família", diz José Rubem.

"Em uma época quando se passa mais tempo trabalhando do que em casa, a preocupação vai além do conforto, da estéticaA decoração comercial deve se comunicar com as pessoas, traduzir seus pensamentos, o que, ao final, vai significar qualidade de trabalho e melhor rendimento durante períodos longosJá fiz até um projeto em que, na sala de um diretor, instalei um chuveiro e um sofá-cama", completa Estela Netto