Estudante mineira vence dois concursos nacionais de design

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/08/2009 16:46
Luminária simula as fases de uma flor - Divulgação Luminária simula as fases de uma flor
Uma estudante mineira ganhou dois prêmios nacionais na área de design de produtos com um projeto bem criativo. Bruna Aguilar Trotta, de 21 anos, aluna da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), criou a luminária Flor e venceu o X House&Gift Design e o II Prêmio Craft Design.

A peça foi projetada para uma disciplina e a aluna nem pensava em inscrevê-la em algum concurso. A luminária é formada por uma cúpula de papel arroz e um tripé de aço inox. Um regulador  controla a abertura da cúpula, simulando o desenvolvimento de uma flor, desde o botão até a floração.

"Estava mostrando meu portifólio para um professor, que viu a peça e achou que era a cara do concurso. Retomei o projeto, adaptei e melhorei alguns detalhes e inscrevi. Foi uma grande surpresa", conta Bruna.

Nesse concurso, além de ter levado a melhor na categoria iluminação, a estudante foi escolhida a grande vencedora, superando 15 outros premiados, incluindo até profissionais já formados.

Com isso, Bruna, que está no oitavo período do curso, ganhou da House&Gift uma viagem para Frankfurt, na Alemanha, em fevereiro de 2010, onde poderá conferir uma feira internacional com novas criações de produtos para casa.

Já pela Craft Design, a estudante recebeu troféu e um prêmio de R$ 3 mil, em resultado divulgado no último dia 13. Dos 200 inscritos, foram selecionados 15 para a fase seguinte, dos quais saíram os três premiados da categoria estudante, entre eles a também aluna da UEMG Déborah Cristina Araújo da Silva, que cursa o 6º período de Design de Produto.
Bruna Aguilar Trotta recebeu como prêmio uma viagem à Alemanha para visitar uma feira de design - Divulgação Bruna Aguilar Trotta recebeu como prêmio uma viagem à Alemanha para visitar uma feira de design

"A proposta do trabalho era produzir uma peça que transmitisse luz e que tivesse um elemento de repetição. Daí me inspirei na flor para criá-la", revela. Apesar de artesanal, a estudante garante que é possível produzir a luminária em larga escala.

Agora com dois prêmios no currículo, Bruna está bem animada para encarar a vida profissional. Além do curso na UEMG, a jovem também cursa Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Minas Gerais. "O ideal do design é buscar a inovação e a melhoria da interface produto/homem, aliando a isso questões estéticas", explana.

Prêmio Tok&Stock

O Prêmio Tok&Stok de Design Universitário 2009 divulgou nesta semana os classificados para a primeira fase. Entre os 564 inscritos, número recorde em relação aos anos anteriores, foram selecionados 53 estudantes de cursos de design de todo o Brasil. Seis deles são UEMG, no câmpus de Belo Horizonte e em Ubá: Felipe Martins Soares, Pablo Soares Gabriel, Rafael Cruz Bianchini, Rafael Von Rondon Gomes, Rosane Ferreira de Carvalho e Wadson Gomes Amorim.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
04 de agosto de 2018
30 de julho de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura