Simplicidade é o caminho

Com a máxima menos é mais, profissionais apostam em alternativas que fogem do exagero, com a compra ou construção de móveis sob medida e multifuncionais dentro do apartamento

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 20/10/2009 15:19 Júnia Leticia /Estado de Minas
Em um imóvel pequeno, cada centímetro é precioso e todo espaço é válido e o velho ditado "tamanho não é documento" se torna realidade quando o ambiente é bem aproveitado. Um dos artifícios para isso é a escolha correta das cores, levando em consideração a iluminação natural e artificial de cada ambiente. De acordo com a decoradora Maristela Broilo, os tons claros devem prevalecer nesses espaços, o que não impede que possa haver algumas áreas com cores fortes ou escuras. "Os tons de marrom, que são uma tendência atual, podem ser aliados a cores claras, como branco neve ou tons areia", aponta.

Outro conselho dado pela decoradora é fugir dos excessos, tanto na quantidade de móveis como nos adornos e complementos. "É melhor ter poucas e boas peças do que encher o ambiente. Hoje há lojas especializadas em artigos para imóveis pequenos, o que facilita a execução do serviço. Porém, muitas vezes temos de projetar peças sob encomenda, com dimensões especiais", conta Maristela Broilo.

Assim como os espaços, os móveis podem ser multifuncionais, como diz a decoradora. Gaveteiros sob a cama ou em degraus de escadas, mesas de trabalho que se encaixam nos móveis, armários com portas de correr que ganham o espaço da abertura das portas são alguns recursos utilizados, pontua a decoradora. "Os móveis não podem ter dimensões inadequadas. É comum o cliente sonhar em ter uma mesa quadrada e o espaço pedir outro formato. Nessas horas, temos de impor nossa experiência", diz.

Para o diretor da Torres Miranda Arquitetura, Maurício Miranda, bom senso e ideias criativas são as palavras-chaves do sucesso de ambientes reduzidos. "O fato de o espaço ser pequeno não quer dizer que ele seja ruim. Indica que cuidados especiais devem ser tomados. Todos aqueles móveis da casa da vovó não cabem no seu novo quarto e sala. Espaços reduzidos podem ser aconchegantes, com boa luz, além de móveis e adornos bem colocados", fala o arquiteto.

SOB MEDIDA

Nos banheiros, recursos como banheiras verticais, cubas que permitem reduzir a profundidade das bancadas, bacias sanitárias com dimensões reduzidas e revestimentos lapidados são ótimas opções. "Não adianta querer ter uma banheira de hidromassagem em um banheiro pequeno", brinca Maristela. Dizem que os mineiros gostam de receber na cozinha. Para os que se encaixam nesse, o recurso de integração da sala com a cozinha por meio de um balcão para lanches ou porta de correr camuflada na parede ou móvel, permite mais conforto e preserva a tradição, comenta a arquiteta.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
21 de maio de 2018
15 de maio de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura