Cor para inspirar o ano

Coral elege o tom que guiará 2010. Escolha é baseada no estado de espírito do contexto atual

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 27/11/2009 10:35 Joana Gontijo /Lugar Certo
Azul Céu Californiano inspira frescor, amplitude e sensação de liberdade - Fotos: Coral/Divulgação Azul Céu Californiano inspira frescor, amplitude e sensação de liberdade
Horizontes infinitos, novos começos e energias renovadas, em tom que inspira amplitude, frescor da brisa, ar puro, caracterizado por especialistas como otimista e capaz de oferecer sensação de pureza e bondade. Será possível uma cor despertar tantas emoções? Pois o azul claro Céu Californiano acaba de ser eleito a cor que guiará 2010, pelo estudo Colour Futures, da Coral, marca do grupo holandês AkzoNobel, que há seis anos lança um livro de tendências em cores ancorado em pesquisas mundiais coordenadas por estudiosos do setor, considerando aspectos sociais como arquitetura, design, artes, cultura, moda, política e economia globais.

Veja mais fotos das cores do ano

"Tons de azul claros e etéreos como a cor de 2010 são reconhecidos por serem refrescantes, reconfortantes e liberadores, além de oferecerem grande auxílio no combate à tensão, cansaço físico e exaustão", explica Paola Vieira, gerente global de cores da AkzoNobel e integrante do time internacional de oito especialistas do Colour Futures. As características da cor Céu Californiano, considerada a melhor representante do estado de espírito do próximo ano, estão associadas à mensagem-chave da proposta: recuperação. A palavra remete ao atual estado de espírito da sociedade, que se direciona a um papel mais ativo do indivíduo, de acordo com o diretor de marketing da AkzoNobel, Benito Berreta. "Acreditamos que em um momento de incertezas quanto à economia, política e meio ambiente, a ideia é que as pessoas passem a valorizar mais os amigos, a família e as comunidades locais, além de cuidarem do planeta em prol de um futuro saudável", diz.

Saiba mais sobre a evolução das cores

Um azul pálido e aéreo, que traz sensação de claridade e liberdade, por remeter a um céu amplo, o tom cai muito bem em ambientes como a copa/cozinha, salas de estudos e quartos, como cita apenas algumas possibilidades Paola Vieira. O Céu Californiano pode ser também combinado com cores mais vibrantes, contrapondo um efeito estético interessante. Uma composição mais simples e sofisticado com o branco também é outra opção.

Um bom exemplo seria utilizar a cor de 2010 nas paredes combinado com
móveis brancos para obter um ar moderno e fresco. Detalhes em turquesa brilhante, como vasos e abajours, podem imprimir ainda mais energia e criar pontos de foco no ambiente. Acessórios feitos em materiais translúcidos ou transparentes podem acentuar a sensação de espaço criada pelo tom Céu Californiano, e já materiais como vidro, metal e laminados brilhantes dão um ar mais moderno e refinado ao ambiente, especialmente em áreas como copa e cozinha.
Em 2006, o Em 2006, o "Kiwi Dourado", um amarelo-esverdeado, trouxe forte apelo ecológico

Cores da alma

A pesquisa Colour Futures 2010, apresentada no início deste mês, também destaca cinco tendências de estilo traduzidas em paletas de cores, ancoradas na premissa "recuperação", que traz a ideia de rever, criar e aperfeiçoar o que já existe, resgatando um sentimento de sabedoria coletiva. Para o tema Espaço Silencioso, é apontada uma nova tendência de consumo dirigida ao que realmente tem valor em contraposição ao modismo - a sociedade já não se sente mais tão atraída pelas ilimitadas possibilidades de escolha. Traduzida em cores, a característica predominante desta paleta é uma alquimia esfumaçada - sutil, subentendida e plena de tons atmosféricos que intrigam o olhar e alimentam a alma. Em contraste a uma paleta de cores espaciais de azuis escurecidos, verdes-azulados e cinzas minerais, cores individuais podem tornar-se um foco bem definido dentro do ambiente.

Para o Fantasia Fluida, a referência está na busca de alternativas para o esgotamento dos recursos naturais, em que a rápida evolução tecnológica permite que as mais complexas formas e superfícies sejam criadas por meio dos mais modernos processos de fabricação, antes desconhecidos. Esta paleta é de tons frescos e acres que parecem cintilar, fluir e brilhar, como também se movimentar de uma maneira alegre e desenfreada. Aqui as tonalidades são intensas, efervescentes e futurísticas - vermelhos sólidos e saturados fazem contraponto com rosa-pink, amarelo e turquesa em tons luminosos e pulsantes. Tons pastéis vívidos e quase fluorescentes, de energéticos efeitos óticos, explodem e irradiam.

Leia mais sobre a cor de 2009

Para a escolha dos tons de Convicção Fundamental, a pesquisa considerou valores que estão sendo redescobertos em um momento quando o que está estabelecido é colocado à prova, como inocência e razão. A mesa de refeições tornou-se uma metáfora visual para um novo desejo por verdade e simplicidade - qualidades que estão sendo vistas como universais e duráveis em um mundo de mudanças cada vez mais frenéticas. Por isso, a paleta de cores traz tons que lembram grãos, ervas e flores medicinais, evocando um estilo de vida autêntico. Tons como o pálido da rosa selvagem, o dourado da casca da árvore, o verde musgo, e argila suave fazem alusão aos corantes naturais e aos pigmentos da terra.

Com o tema que simboliza individualidade, enfrentar sozinho a multidão, ousar ser diferente ou até mesmo um pouco rebelde, os tons de Espírito Livre inspiram atitude e afirmação - combinações de cores surpreendentes desafiam nossa percepção de coordenação usual e acomodada. Plásticos brilhantes se misturam tranquilamente e sem restrições com tonalidades terrosas; cores claras em tons pastéis se juntam a tons reduzidos e sutis. O resultado é uma combinação que sugere atmosfera e imagem alternativa de cultura popular urbana e uma vitalidade alegre e otimista.

Já em Doce Lembrança, os especialistas brincam com ícones do passado, reeditando e recontextualizando-os, trazendo-os ao presente, trazendo uma melhor compreensão e expressão da nossa herança cultural, como uma clareza melhor para onde caminhar no futuro. O calor desta paleta bem feminina é reconfortante, tranquilizante e reflete uma imagem de suave elegância - enquanto recebe vivacidade e um foco atual através da soma de tons profundos e icônicos, como cinza estanho, bronze esverdeado, vermelho laca e ouro velho.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023