Assimetria na decoração

Utilização de formatos e dimensões diversas para móveis e composição de ambientes traz fluidez, dinamismo, e deixa o lar mais lúdico

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/12/2009 14:22 Joana Gontijo /Lugar Certo
A arquiteta Roberta Lopes (D) usou as diferenças em peças e móveis na casa de Rosilene Oliveira para integrar quatro ambientes e criar espaço personalizado - Gladyston Rodrigues/Ao Cubo Filmes A arquiteta Roberta Lopes (D) usou as diferenças em peças e móveis na casa de Rosilene Oliveira para integrar quatro ambientes e criar espaço personalizado
A mistura de formas e tamanhos na decoração chega com força total e é capaz de criar ambientes lúdicos e exclusivos. O uso da assimetria na composição dos espaços e os próprios formatos irregulares dos móveis dão fluidez à casa, e saem da obviedade, traduzindo a personalidade dos moradores. Tendência marcante na última edição do salão de Milão, na Itália, o mais importante do gênero no mundo, a brincadeira com a geometria das peças confere graça especial ao lar. "A composição da decoração desta forma é mais despojada, livre, flexível, e o projeto fica customizado. A sensação parte do próprio instinto do ser humano, de querer interagir com as coisas do mundo", conta a designer de ambientes Roberta Lopes.

Veja mais fotos de móveis assimétricos

Como explica, a assimetria pode vir impressa no desenho do móvel, ou na forma de dispor os elementos em um espaço. Sofás com larguras diferentes dos assentos nos lados, estantes ao mesmo tempo altas e baixas, poltronas irregulares, abusando de formas que fogem da geometria comum, trazem ludicidade e são inusitados, continua a designer. "Isso também pode ser feito na hora de conceber um ambiente. Em um quarto, por exemplo, onde seria comum ter dois criados-mudos iguais dos dois lados da cama, você pode colocar móveis diferentes. Para o lado do homem pode ser colocada uma mesa de cabeceira mais clean, e no da mulher, uma mini-cômoda com mais detalhes. Já na sala, ao invés de colocar os sofás de três e dois lugares um em frente ao outro, você pode brincar com a colocação menos lógica de uma chaise, ou uma poltrona, que não precisam ficar limitadas naquele retângulo clássico. Para a cozinha, não é preciso ficar naquele triângulo de fogão, geladeira e bancada. A mesa pode, por exemplo, sair direto a partir do fogão", dá a dica. Roberta cita ainda o exemplo da poltrona La Chaise, projetada em 1948 pelo designer Charles Eames, em fibra de vidro com pés em metal e base em madeira, que chama atenção pelas formas livres e o desenho orgânico. O resultado é muito volume e fluidez. 

Na casa de Rosilene Oliveira, Roberta abusou da assimetria para integrar, em um mesmo espaço, salas de estar, jantar, lareira e adega. A composição dos móveis foi feita de maneira que a circulação não ficou evidente e as áreas de cada ambiente são diferentes. Para a adega, um local de apoio, a designer colocou duas poltronas que desenhou pela Lider Interiores, do modelo Óbvia, que não tem os lados iguais. A designer de ambientes Flávia Lima acrescenta que é preciso cuidado ao usar o recurso, para não errar. "Se você não tem o acompanhamento de um profissinal, é mais fácil de acertar com a simetria. Mas de outra maneira, a composição muda o ritmo da casa, com a utilização do peso correto nas peças, que trazem leveza, criatividade, dinamismo, quebrando a monotonia".
La Chaise, de Charles Eames, e aparador Duett, da Lider - Reprodução Modernidade Móveis e Lider Interiores/Divulgação La Chaise, de Charles Eames, e aparador Duett, da Lider

A assimetria também pode ser conseguida com a conjugação de materiais e texturas diferentes, e, em espaços pequenos é uma ótima opção para deixar a decoração da casa menos presa a uma estrutura lógica, o que dá aconchego e desperta novas sensações, sendo até uma forma para aliviar o estresse, continua Flávia. "Tem uma frase de Picasso que é perfeita para descrever isso: 'à beleza da simetria prefiro a fragilidade da diferença. Só assim alcanço a tradução do mundo'", completa.

"Percebida na 48ª edição do Salão Internacional do Móvel, em Milão, esta tendência deve se fortalecer, porque assim temos a possibilidade, com formas inusitadas, conjugadas com cores neutras, de criarmos ambientes lúdicos e exclusivos. Hoje, os profissionais da área podem contar com uma marcenaria de tecnologia avançada, permitindo-nos ousar no desenho de todo o mobiliário: cadeiras, estantes, escrivaninhas, mesas", concorda o arquiteto Enius Marcus.

A arquiteta da Lider Interiores, Raquel Nogueira, explica que a assimetria começou a aparecer mais forte há cerca de dois anos. Para ela, assim a decoração fica mais interessante, informal, jovial, e cada peça ganha destaque maior. "É bom sair das formas quadradas, circulares, e lançar mão dos hexágonos, por exemplo". Na empresa, os móveis assimétricos chegam aos poucos para melhor assimilação dos clientes, em estantes, racks, aparadores, mesas, entre outros produtos.

FORA DA ROTINA

A sócia-proprietária da Dominox, Vivian Scarano, define assim a assimetria: "É como se você pegasse um móvel, partisse ao meio, e os dois lados fossem diferentes. Isso ocorreu primeiro por causa de uma necessidade real, depois veio a moda. Os móveis e ambientes assimétricos facilitam a rotina, quebram a rigidez, e fazem das peças multiuso". Em uma sala pequena, onde há uma porta e uma parede, o sofá pode ter o braço em um lado, e do outro, onde fica a porta, ser livre para melhorar a passagem, continua Vivian. "Com os apartamentos cada vez menores onde em um móvel você precisa colocar TV, DVD's, o aparelho de som, uma adega, por exemplo, ele vai ter as dimensões diferentes para adequar os objetos em cada parte". Na Dominox, a linha de mobiliário assimétrico vem em chaises, buffets, aparadores, racks, sofás, e até em mesas de jantar.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600
 
jose - 25 de Fevereiro às 16:35
Roberta Lopes, sempre em evidência. Parabéns pelo belo trabalho de decoração.

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023