Sob os encantos das cores

Investir na harmonia, usando o colorido com liberdade, torna os ambientes únicos e descontraídos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 28/12/2009 10:44 Júnia Leticia /Estado de Minas
O arquiteto Cássio Gontijo diz que a escolha de uma tonalidade depende muito do gosto dos moradores, mas que há liberdade para usá-las em vários pontos do imóvel - Gladyston Rodrigues/Esp.EM O arquiteto Cássio Gontijo diz que a escolha de uma tonalidade depende muito do gosto dos moradores, mas que há liberdade para usá-las em vários pontos do imóvel
Época em que muitos recorrem à superstição para atrair boas energias, a passagem de ano tem como um de seus rituais o uso de roupas nas cores popularmente representam no Brasil: branco (paz), rosa (amor) e amarelo (dinheiro) são alguns exemplos. A aplicação das cores na decoração merece destaque. Uma prova da importância do assunto é que a cromoterapia (estudo das cores) vem sendo utilizada pelo homem desde antigas civilizações, como a egípcia, a grega e a chinesa, com aplicação em várias áreas do conhecimento.

Como a preferência por determina cor é algo pessoal e muito específico, utilizá-las com liberdade é a proposta do arquiteto Cássio Gontijo. "Para todos os projetos tenho uma linha a ser seguida de acordo com o perfil do cliente. A partir daí, escolhemos as cores que vão se ‘casar’ melhor com aquele trabalho. Para mim, não existe a cor da moda. Tudo é questão de sentimento", comenta.

Já o designer de interiores João Alberto Figueiredo acredita que haja uma tendência de cores para 2010. Segundo ele, os tons queimados, entre o bege e o cinza, além do preto e do grafite, estarão em alta. "Talvez porque as estamparias nos tecidos, tapetes e revestimentos, os materiais novos e coloridos se encaixam muito bem em uma base neutra e aconchegante", analisa.

A arquiteta Marina Dubal aposta que as cores sairão um pouco dos tons neutros. "Vamos incorporar mais vida ao nosso dia-a-dia por meio da inserção de cores tais como verde-oliva, azul-marinho e tons palha, que saem das passarelas para a decoração", acrescenta.

MÓVEIS

Com relação ao mobiliário, o design de interiores Dante Lapertosa fala que há um movimento cíclico, em que o que foi moda no passado, volta hoje. "É bom lembrar que as boas coisas não são descartáveis, sempre têm o seu lugar e um jeito contemporâneo de serem colocadas", diz.

De acordo com Marina Dubal, o mobiliário também segue com tendências bem abrangentes a todos os gostos. "Seguimos com móveis com linhas retas e minimalistas, em contraste com móveis curvos e cheios de detalhes", conta. Ela acredita que o que vem de mais novo é o design fazendo a releitura do ambiente por meio de materiais inusitados.

A inovação na formas também é percebida pelo designer João Alberto Figueiredo. Entre as opções, há sofás com tecnologia e assentos retrateis. "Hoje formas diferentes são disponíveis nas boas lojas, mais do que nunca preocupadas em levar conforto às salas que se transformam em bar, estar, cinema, e cada vez mais exigentes em matéria de som, iluminação, automação e acústica", exemplifica.

Dante Lapertosa observa que a casa tem se transformado à medida que a tecnologia avança. Com isso, espaços com novas funções vão surgindo. "A cozinha, por exemplo, hoje pode ser bonita, aconchegante e funcional. Para isso, laminados, vidros coloridos, aço convivem com a madeira, fibras, tecidos laváveis". 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023