Divisórias com estilo

Ambientes da casa ganham personalidade graças a revestimentos de parede. Opções e facilidade de instalação possibilitam mudanças econômicas e muito práticas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 11/01/2010 11:21 Júnia Leticia /Estado de Minas
Designer de ambientes Roberta Lopes diz que é preciso estar muito atento às características da parede - Fotos: Gladyston Rodrigues/Esp.EM Designer de ambientes Roberta Lopes diz que é preciso estar muito atento às características da parede
Mais do que dividir os cômodos da casa, as paredes conferem personalidade aos ambientes. Com um universo de opções para criá-las e decorá-las, é possível dar ao cômodo uma nova identidade. Para isso, profissionais lançam mão de materiais diversos, como adesivos, madeira, bambu, espelho, azulejos, painéis, tecido e aço. Mas, para cada espaço, há uma especificação. Segundo a decoradora Sheila Mundim, é importante conhecer cada um dos recursos disponíveis para escolher em qual lugar eles devem ser utilizados. "Caso contrário, determinadas características do material podem comprometer a obra", alerta.

Para a decoradora e mestra em reiki Rosa Leite, a versatilidade dos materiais permite aos profissionais trabalhar em todos os espaços, desde a cozinha ao banheiro. "Eles são de uso múltiplo. A missão é surpreender. A escolha do material vai de acordo com o desejo do cliente e o ambiente a decorar".

Leia a continuação desta matéria:
Criatividade é o caminho
Para todos os gostos

Apesar de concordar que os materiais estão cada vez mais versáteis, a designer de ambientes Roberta Lopes fala que há diretrizes para a especificação de revestimentos. "Como manutenção, funcionalidade, resistência mecânica e instalação", enumera.

Veja fotos de texturas que mudam a cara da parede
Veja fotos de adesivos decorativos para paredes
Veja mais fotos de papéis de parede

Em áreas molhadas, como cozinha e banheiro, e ambientes externos, são indicados materiais impermeáveis como revestimentos cerâmicos e pedras, explica Sheila Mundim. "É preciso estar atento para as diferenças que existem nos revestimentos aplicados em paredes e pisos. Há granitos com grande porosidade que absorvem água e gordura e que, com o passar do tempo, ficam manchados".

Leia mais sobre como renovar a decoração em paredes:
Tecidos garantem beleza
2010 de casa nova
Texturas envolventes
Personalidade que cola
Parede com estilo próprio
Harmonia que vem das cores

A decoradora chama a atenção para o uso das cerâmicas feitas com argila. "As vermelhas absorvem mais água e resultam em manchas escuras. Neste caso, as mais indicadas são as de argila branca", comenta. O tipo de material está diretamente relacionado ao uso do ambiente. "Áreas externas combinam bem com materiais de fácil limpeza e grande durabilidade". Antes de definir os revestimentos, ela alerta para a importância de saber qual o orçamento previsto, para que o profissional não especifique nada que extrapole esse valor. "Em seguida, é necessário conhecer o ambiente para fazer um estudo dos materiais mais adequados e a forma de aplicação para valorizar o ambiente".
Para a decoradora Sheila Mundim, papéis de parede e plotagem são detalhes interessantes  - Para a decoradora Sheila Mundim, papéis de parede e plotagem são detalhes interessantes

Sheila Mundim cita como exemplo o uso de cores claras e espelho para revestir uma parede ou algum detalhe de um ambiente pequeno para ampliá-lo. "É um dos recursos que, se bem utilizados, são fundamentais para tornar o espaço um lugar bonito e agradável", comenta. Além da preocupação com a qualidade dos materiais, ela diz que há a questão da estética, que contribui bastante com o conforto do ambiente. "Para lugares mais íntimos, como salas e quartos, os materiais são escolhidos e usados para dar mais aconchego ao ambiente".

ALTERNATIVAS

Para revestir paredes, é comum o uso de papel de parede, painéis de madeira - que muitas vezes compõem com os móveis - e tecidos. "Esses materiais podem revestir paredes inteiras ou ser apenas um detalhe", diz Sheila Mundim. Nada impede o uso de revestimentos frios em ambientes íntimos. "Pode-se fazer um detalhe com pastilhas na parede de um quarto". De acordo com ela, atualmente não há mais uma regra para o que pode ou não ser usado em determinado ambiente. Deve-se apenas agir sempre com bom senso.

Rosa Leite acredita em ambiente cuja escolha revele o gosto e a personalidade do cliente. "O segredo é criar um bom layout, fazendo com que os móveis fiquem proporcionais ao espaço, usando poucos elementos".
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023