União para a família

Integração entre salas de estar e de jantar cria ambiente ideal para reunir quem se gosta

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/03/2010 15:01 CorreioWeb /Lugar Certo
Sala de estar com sala de jantar integrada em projeto de Ednei Aquino - Wagner Silveira/Divulgação Sala de estar com sala de jantar integrada em projeto de Ednei Aquino
Tanto a sala de jantar quanto a de estar são ambientes utilizados por todos os moradores da casa. Nada melhor, então, do que uni-las e criar um espaço único para a reunião familiar. A integração dos recintos os torna mais aconchegantes e pode ser uma boa alternativa para apartamentos ou casas pequenas, otimizando a distribuição da casa. Não é necessário, porém, se preocupar com tamanho, já que não há uma medida ideal e nem uma medida mínima para os projetos.

"A ideia de interação ganhou força justamente pela possibilidade de unir ambientes pequenos, o que pode acolher mais funções e pessoas. Mas isso não significa que salas amplas não fiquem bem integradas", esclarece a arquiteta Sabrina Estrella. Ela explica que os espaços precisam seguir a mesma linguagem, o mesmo estilo. "Lógico que dá para ousar, mas nunca alterar estilos, porque você poderá excluir a ideia de interação", alerta.

Veja mais fotos de salas de jantar

Os móveis e objetos decorativos também devem seguir a linguagem escolhida, seja contemporânea ou rústica, por exemplo. A arquiteta acrescenta que a iluminação deve ser pensada de acordo com a função do ambiente, mas nunca fugindo muito do padrão dos espaços que vão interagir. Ela sugere o uso de cores e pisos semelhantes.

Charme e aconchego

Assinando um projeto deste tipo, Sabrina explica porque decidiu integrar a sala de estar com a de jantar. "Para criar uma ligação entre os minutos antes do jantar, que podem ser aproveitados para escutar uma boa música, tomar um bom vinho, antes da hora da refeição, que é um momento lúdico e particularmente importante entre família e amigos. A alternativa ainda serve para conseguir acomodar mais convidados, espalhando-os entre a mesa de jantar e a sala ao lado, se necessário".

Leia mais sobre salas de jantar:
Conforto para as refeições

Leia mais sobre integração de espaços:
Confraternização em casa
Ambientes integrados

Segundo ela, as velas, vasos e adornos, assim como o estudo de cores, foram peças essenciais para construir a atmosfera desejada. "No desenvolvimento desses dois ambientes, levei em consideração a importância da união de todos os membros da casa, seja visitante ou morador, para as refeições. E para conseguir essa união, seria indispensável um ambiente que transparecesse intimidade, sendo aconchegante e acolhedor, sem perder seu charme e glamour", acrescenta.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
11 de dezembro de 2018
10 de dezembro de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura