Dicas preciosas

Consultorias de arquitetura rápidas reduzem o custo de reformas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 30/03/2010 11:38 CorreioWeb /Lugar Certo
Fotos: Andréa Parreira/Divulgação
Você já sentiu uma vontade repentina de reformar a casa? Tirar tudo do lugar, aumentar um cômodo, substituir o sofá velho por um novo? Mesmo com toda a determinação, ainda pode bater a insegurança. Por exemplo, será que as cores escolhidas vão combinar com os móveis? Pensando em facilitar a vida de quem pretende redecorar a casa ou fazer pequenas reformas, alguns arquitetos já oferecem consultorias rápidas, com intuito de orientar o cliente com indicações e intervenções práticas e por preços mais acessíveis.

O cliente agenda uma consulta com o arquiteto e conta o quer mudar. A partir das ideias iniciais é que o arquiteto vai elaborar o projeto e entregá-lo, para que o próprio cliente acompanhe e tome conta da reforma. A arquiteta de São Paulo Andréa Parreira oferece esse tipo de consultoria e chama o resultado final de "projeto express". "É entregue completo, com todos os desenhos e detalhes necessários para sua execução, bem como o memorial descritivo contendo amostras de acabamentos, fornecedores e prestadores de serviços", explica. O projeto também vem acompanhado do manual do proprietário.

Para o coordenador do curso de Design de Interiores do Instituto de Educação Superior de Brasília (Iesb), Eliton Brandão, é possível que esse conceito, denominado por alguns profissionais de "arquitetura express", tenha surgido ainda na década de 1980, seguindo a tendência de valorização da praticidade apresentada pelas "fast solutions"- soluções rápidas -, que costumam ser também mais baratas. Ele acredita que essas soluções são ideais para projetos mais simples da arquitetura domiciliar ou comercial. A única ressalva é com relação ao grau de intervenção necessária no espaço: "Se você necessita de uma atuação e intervenção profunda em seu projeto de arquitetura, você poderá se decepcionar, uma vez que tais procedimentos dependem de tempo e estudo apurado", alerta.

Participação do cliente

Acompanhando o mercado e a demanda dos clientes, Andréa viu a necessidade de oferecer esse serviço diferenciado e garante que se as instruções do profissional forem seguidas à risca, o resultado final será muito semelhante ao de uma consultoria normal. Uma das vantagens apontadas pela arquiteta é que, dessa forma, o cliente pode participar da reforma de forma proativa. "Qualquer um que possua tempo disponível para controlar e ir em busca de todos os itens referentes à implantação do projeto estaria apto a utilizar tal serviço. Junte-se a isso o desejo de diminuir o custo final do seu sonho", completa.

O valor cobrado pelo projeto varia de acordo com o tipo de reforma ou decoração e cada consulta ao profissional também é cobrada, sendo que cada uma dá direito a um retorno. "Na primeira reunião o cliente expõe suas necessidades e anseios, é feito o levantamento métrico e fotográfico do local. Já na segunda reunião o projeto completo é apresentado, com todos os detalhes necessários para sua execução, indicação de compra dos produtos, preços, enfim, o orçamento completo", esclarece Andréa.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
02 de julho de 2018
19 de junho de 2018