Harmonia com novo estilo

Em função do grande valor, especialistas sugerem peças flexíveis para compor ambiente e exercer novas funções

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 31/05/2010 15:30 Denise Menezes /Estado de Minas
Para a decoradora Deusicléia Horta, é importante saber identificar objetos que possam ser renovados de forma mais fácil e menos onerosa - Fotos: Eduardo Almeida/RA Studio Para a decoradora Deusicléia Horta, é importante saber identificar objetos que possam ser renovados de forma mais fácil e menos onerosa
Uma das principais dicas dos profissionais para que a decoração de uma casa possa ser adaptada a uma nova realidade dos moradores, sem custos muito elevados, é o investimento em móveis que possam ser reaproveitados, no mesmo ambiente, em outro espaço e até em um novo imóvel. "Na decoração, o item mais importante, do ponto de vista do preço e também da ocupação de espaços, é o mobiliário. Portanto, comprar móveis flexíveis, que possam ser transformados, para se harmonizar com um novo estilo ou para exercer uma nova função, com a troca de uma porta, a substituição de puxadores, uma nova pintura ou um laqueamento, por exemplo, é fundamental para preservar o investimento do cliente", diz a decoradora Deusicléia Horta.

Ela observa que, por isso, é importante saber identificar peças que possam ser renovadas de maneira mais fácil e menos onerosa. "Um armário de madeira, por exemplo, com um desenho datado e feito sob medida dificilmente poderá ser reformado sem um custo alto. Hoje, são poucas as empresas de marcenaria que fazem esse tipo de serviço e as que fazem cobram caro, porque a reforma costuma ser mais trabalhosa do que a produção de um móvel novo."

Na mesma linha de raciocínio, a designer Ednei Aquino considera que a escolha dos móveis deve ser bem criteriosa. "Sempre aconselho o cliente a investir em móveis que tenham beleza, um bom desenho, que não se prendam a uma tendência de momento e permitam conforto, além de boa qualidade de fabricação, feitos a partir de materiais que aguentam o passar do tempo. Assim, peças como mesa, aparador, cama box ou poltrona podem e devem ser reaproveitados não só em caso de uma nova decoração, mas também levados para outro imóvel, sem maiores problemas", assinala. Ela recomenda também o investimento em pelo menos uma peça de design consagrado que, em sua avaliação, se bem colocada, valoriza qualquer projeto de decoração.
Designer de interiores Valéria Alves aconselha optar por peças funcionais e confortáveis - Designer de interiores Valéria Alves aconselha optar por peças funcionais e confortáveis

Já a designer de interiores Valéria Alves acredita que as mudanças de necessidades de uma família que determinam uma adaptação da casa são, geralmente, provocadas pelo crescimento ou envelhecimento dos membros da família, a chegada ou saída de moradores. "São transformações pelas quais toda família passa. Ao planejar a decoração de uma casa, na questão do mobiliário é importante optar por peças que permitam funcionalidade, segurança e conforto a usuários de todas as idades", orienta.

MÓDULOS

Para que os móveis tenham maior tempo de uso, a designer considera que devem ser priorizadas peças sem vidros ou quinas pontiagudas, perigo constante para crianças e idosos. "Outra dica que sempre dou aos meus clientes é optar por módulos menores e com rodízios, que podem ser movimentados dentro do espaço ou transportados de um ambiente para outro sem dificuldades."

Entre intervenções simples que podem ser feitas para renovar peças de mobiliário estáo pintura, tonalização e laminação. Sofás, assentos e encostos de cadeiras e almofadas podem ser renovados com a simples troca de tecidos. Sofás e cadeiras com desenho desatualizado ou com uma estética que já desagrada ao cliente podem ser reaproveitados com o uso de capas.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023