Fotografias nas paredes

Imagens artísticas ou de família se inserem na decoração com novo significado, refletindo a identidade da casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 25/06/2010 16:01 / atualizado em 30/05/2012 13:19 Joana Gontijo /Lugar Certo
Para a arquiteta Estela Netto, estampar fotos pela residência dá aos moradores a sensação de pertencerem àquele local - Joana Gontijo/Portal Uai/D.A.Press Para a arquiteta Estela Netto, estampar fotos pela residência dá aos moradores a sensação de pertencerem àquele local

Espalhadas pela casa, elas nos fazem revisitar momentos marcantes, lembrar de pessoas queridas, ou nos transportam para paisagens exuberantes. Mais do que um registro puro e simples, as fotografias se inserem com intensidade na decoração, adquirindo novos patamares e conferindo um toque especial aos ambientes. Emolduradas ou estouradas em paredes inteiras, em porta-retratos, murais e até personalizando objetos, elas valorizam os espaços, indo do clássico ao moderno para retratar variados temas que, casados com outros elementos, aproximam o design do contexto emocional de cada morador.

De maneira mais generalizada, as fotografias podem ser classificadas entre as imagens pessoais que ilustram a história familiar, parentes, viagens, filhos, ocasiões importantes clicadas pelas lentes próprias, e os registros profissionais, de paisagens, lugares, pessoas, ou cenas abstratas que se comparam dignamente à obras de arte, como compara a arquiteta Iara Santos. "As fotografias da família geralmente ficam melhor em ambientes mais íntimos da casa, como corredores ou quartos, salas de televisão, trazendo aconchego. Já as fotos de profissionais renomados fazem o papel até de obras que podem compor salas de visitas, de jantar. É possível, por exemplo, conjugar estilos, como propostas mais românticas no tratamento das imagens com mobiliário reto, limpo. Depende de cada um", pontua Iara.

Para a arquiteta Estela Netto, "por um lado, a fotografia é uma expressão de arte contemporânea, que já não é há muito tempo um registro simples da realidade. Intervenções digitais podem produzir efeitos lindos, com cada imagem transmitindo a leitura do artista sobre o que está fotografando. Então, enquanto obra de arte, é viável em qualquer projeto de decoração". Segundo ela, como registro de família, a foto assume um papel tão importante quanto, revelando a busca por referências, em imagens muito fortes que trazem lembranças, passando para outro status, o da afetividade. "Todo mundo quer de alguma maneira se ver retratado, lembrar de um momento feliz, da pessoa que ama, ou de alguém que está distante. Estampar essas imagens na casa nos faz sentir pertencentes àquele lugar", salienta a arquiteta.

Para a composição decorativa, dá para brincar com volumes, formas, tamanhos de ampliação, molduras, cores, alteração da escala das imagens a partir de closes em detalhes, dispondo as fotografias para criar paineis que, não seguindo regras rígidas, propiciem harmonia no resultado final, pontua Estela. "Você pode, por exemplo, comprar molduras prontas, ou fazê-las, imprimindo o seu jeito, seu repertório estético". Para a proposta da sala de jantar da mostra de decoração Decora Lider, da Lider Interiores, que começou nesta semana e vai até outubro em BH, a arquiteta usou o recurso fotográfico para trazer à tona elementos que fossem referências, mesmo que não óbvias, ao glamour de uma noite em 1950, seguindo a linha do evento. A parede de um canto trabalhada com imagens relativas à moda, taças de champagne típicas da época, um colar de pérolas, a Torre Eifel, uma revista antiga, entre outras, jogadas com um espelho luxuoso, ajuda a criar a atmosfera pretendida no ambiente que se divide em refeição, bate-papo e lareira.

Veja mais fotos da Decora Lider 2010

Outros três ambientes da Decora Lider que usam o recurso fotográfico: escritório em casa, de Manuela Senna (acima), living, de Denise Vilela (centro), e estar íntimo da família, de Patrícia Abreu (abaixo) - Retratos da sofisticação - Jomar Bragança/Divulgação Outros três ambientes da Decora Lider que usam o recurso fotográfico: escritório em casa, de Manuela Senna (acima), living, de Denise Vilela (centro), e estar íntimo da família, de Patrícia Abreu (abaixo) - Retratos da sofisticação

DESTAQUE

A utilização de fotos na decoração faz da casa uma galeria permanente, com a vantagem de que comprar imagens fotográficas é bem mais barato que investir em obras de arte, acrescenta a arquiteta especialista em design de interiores, Manuela Senna. "Usando molduras mais modernas ou rústicas, imagens em preto-e-branco, sépia, ou coloridas, a composição da decoração a partir de fotos é ampla. Elas trazem vida e um clima mais despojado". No escritório em casa da Decora Lider deste ano, Manuela Senna usou a imagem de dois edifícios ícones de Nova York (o Empire State e Chrysler), ampliadas em dois grandes quadros encostados na parede sobre um aparador, transmitindo a ideia do progresso e da tecnologia que fazem com que a pessoa que está trabalhando em casa possa estar, ao mesmo tempo, conectada com o mundo inteiro.

A fotografia está ganhando cada vez mais espaço no mercado de arte mundial, presente em exposições e concursos, em substituição aos próprios quadros, adquirindo um novo patamar, ressalta a arquiteta Denise Vilela. "Geralmente as imagens transmitem paz, nos transportam para aqueles lugares, detentoras de um papel fundamental nos ambientes". Denise utilizou fotografias de paisagens em grandes molduras pelas paredes fazendo às vezes de verdadeiras pinturas, misturando preto-e-branco e colorido para conferir, como explica, uma graça diferenciada em clima moderno e acolhedor ao living que assina na mostra da Lider Interiores.

Já no estar íntimo da família, espaço da arquiteta Patrícia Abreu para a Decora Lider, as imagens passeiam pela proposta de resgate da memória familiar, perpassando a trajetória do fundador da empresa, João da Mata Nogueira, desde quando começou a trabalhar ainda jovem até chegar aos desenvolvimento da fábrica e aos parentes reunidos nos dias atuais. "É comum usar alguns padrões em móveis e cores para projetos distintos, e o que geralmente os diferencia são os objetos pessoais e as fotografias, que caem bem em praticamente qualquer ambiente. Em um quarto de bebê, podem mostrar o desenvolvimento da criança desde a barriga da mãe, o nascimento, até detalhes da mãozinha e o pezinho; em um quarto de casal podem retratar o namoro, o casamento, a lua de mel, os filhos. Elas podem contar uma história, ou, de outra maneira, obedecerem a objetivos mais contemporâneos, como imagens de comidas e temperos em uma cozinha, por exemplo. O resultado é sempre personalização e identidade", completa Patrícia Abreu.

Tags:

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023