Com o perfil dos moradores

Decorações temáticas e personalizadas exigem harmonia na hora de desenvolver o projeto, para garantir que não haja excesso e o local reflita o estilo do dono da casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/07/2010 17:06 Júnia Leticia /Estado de Minas
A decoradora Jacqueline Salomão diz que preço do serviço depende do tamanho da peça a ser usada, da quantidade de detalhes escolhidos e do tipo de local da instalação - Eduardo Almeida/RA Studio A decoradora Jacqueline Salomão diz que preço do serviço depende do tamanho da peça a ser usada, da quantidade de detalhes escolhidos e do tipo de local da instalação
Uma vez escolhido o profissional para desenvolver o trabalho, o próximo passo é definir quais ambientes serão personalizados, como explica a designer de interiores Carolina Lage. No caso da plotagem, os critérios são muito particulares. "A plotagem deve ter uma ligação com o cliente que ocupará o espaço. O recurso é extremamente pessoal e deve combinar com o restante da decoração".

Não há limites para a adesivação, como acrescenta a professora do curso de designer de interiores da Universidade Fumec Rosângela Brandão Mesquita. Entretanto, é preciso lembrar que o recurso é mais um item na decoração. "O uso de plotagens, adesivos, papéis de paredes, quadros, vidros diferenciados, pisos acarpetados com desenhos exclusivos, painéis em madeiras e laminados podem fazer a diferença e ser o ponto alto da decoração".

Ela completa dizendo que para a plotagem temática de ambientes, a personalização do projeto é bastante diversificada e a criatividade está acima de tudo. "A inspiração pode vir por meio de um ator predileto, um filme ou até de imagens contidas em fitas antigas. Neste caso, a plotagem aplicada em painéis é uma boa opção, pois ela é adesivada na superfície e, para substituí-la, basta retirá-la com cuidado".

Espaços sem uma utilidade definida são ótimos locais para se desenvolver esse tipo de projeto. "Se há um quarto sobrando na casa, pode-se fazer dele um home cine ou uma brinquedoteca. Mesmo o quarto de hóspedes pode tranquilamente ser transformado em um home. Já imaginou você visitar um amigo e dormir num quarto todo estilizado dos anos 1980?", comenta Cláudia Zócoli.

E opções para a personalização é o que não faltam. De acordo com ela, atualmente, há no mercado projetores de vários preços, capazes de fazer com que o ambiente se transforme em um conto de fadas ou em um filme predileto. "Temos para a cozinha eletrodomésticos estilizados, conjuntos de louças e faqueiros, tigelas, tudo bem direcionado", enumera.

Móveis desenhados sob medida, camas, lustres, telas, tapetes e uma infinidade de adornos que remetem ao tema escolhido são outras alternativas apontadas por Cláudia Zócoli. "Cadeiras tipo trono em uma brinquedoteca de princesa. Uma sala de jogos com o tema de cassino pediria tapete xadrez. Para um home cine, poltronas reclináveis. Podemos também garimpar louças para um banheiro retrô", sugere.

ESCOLHA CERTA

De acordo com Cláudia Zócoli, a indústria já percebeu esse gancho da personalização e tem lançado opções para facilitar esse tipo de trabalho. "A releitura de geladeiras é um exemplo claro disso. Tecidos têxteis-lar especialmente concebidos para cozinha, de cores sólidas e apelativas, desde toalhas de mão, de mesa, aventais, cortinas com padronagem que nos remetem a clássicos literários, décadas passadas e personagens de cinema são facilmente encontrados no mercado". Mas, para acertar na escolha e não comprar algo que não será usado, Cláudia recomenda contar com ajuda profissional.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023