Segredos da decoração temática

Personalizar os ambientes dentro de casa com o emprego de recursos como a plotagem permite mudanças simples, rápidas e baratas, sem deixar de lado o estilo e o bom gosto

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 04/07/2010 17:10 Júnia Leticia /Estado de Minas
Professora de designer de interiores da Universidade Fumec, Rosângela Brandão Mesquita explica que a técnica de usar imagens em paredes e até móveis é uma tendência no Brasil e também no exterior - Fotos: Eduardo Almeida/RA Studio Professora de designer de interiores da Universidade Fumec, Rosângela Brandão Mesquita explica que a técnica de usar imagens em paredes e até móveis é uma tendência no Brasil e também no exterior
Imprimir nas paredes momentos com a família. Colocar em cantos da casa a imagem de seu filme favorito. Fazer com que os espaços resgatem lembranças ou simplesmente possibilitem uma viagem a um mundo que só existe na imaginação do morador. A tecnologia aliada à arquitetura e ao design de interiores tem possibilitado levar a arte para dentro de casa. Um dos recursos para isso é a plotagem. Até pouco tempo reservada a banners comerciais, ela invadiu os espaços da casa, personalizando-os e conferindo um toque artístico às paredes. A alternativa permite a reinvenção dos espaços, com a vantagem de ser uma solução decorativa prática e de instalação rápida.

Umas das profissionais que adota o recurso em seus projetos é a professora do curso de design de interiores da Universidade Fumec Rosângela Brandão Mesquita. Segundo ela, a plotagem, principalmente aplicada com um tema específico, é uma tendência no designer de interiores. "Tendência essa que se vê em grandes exposições de decoração nacionais e também no exterior", diz.

Veja mais fotos de plotagens
Veja mais fotos de adesivos decorativos

A plotagem também é a melhor opção para aquelas pessoas que querem personalizar o ambiente, mas se cansam facilmente com a decoração da casa e logo querem mudá-la, como explica a decoradora da Ideia Projetos, Jacqueline Salomão. "Hoje, o que é mais barato é a plotagem, que pode ser mudada sempre com custo baixo". Versátil, segundo Rosângela Mesquita, com qualquer desenho ou imagem é possível fazer uma plotagem ou adesivo. "Devemos considerar o tipo de instalação. Quando se fala em aplicação em toda a parede é chamado de plotagem. Mas, quando se trata apenas de um desenho, é uma tatuagem", explica a diferença.

Leia a continuação desta matéria:
Com o perfil dos moradores
Atenção aos detalhes
Dicas importantes

Ótima alternativa para renovar as paredes, as plotagens também permitem uma infinidade de efeitos. Coloridas ou em preto e branco, podem ser aplicadas criando transparências, reproduzindo imagens abstratas, surrealistas, entre outras. "Podem ser feitas em qualquer cor e alguns modelos de texturas, como aço escovado e adesivos jateados", conta Rosângela Mesquita.

Reproduzindo imagens de grandes dimensões, as plotagens permitem a impressão sem emendas de peças com até 1,20m. Mas como têm aproximadamente 0,08mm de espessura, suas emendas são quase imperceptíveis ao cobrir toda a parede. Elas podem ser afixadas em vidro e em outros tipos de superfície, como MDF, acrílico e metal. "São fixadas com autocolante, o que as torna um produto de fácil instalação, sem muita bagunça", comenta Rosângela.

Leia mais:
Personalidade que cola
Divisórias com estilo
Design impresso na parede
Momentos impressos na parede

Na hora de se fazer um projeto de personalização do ambiente, a decoradora Cláudia Zócoli, da Equilibrim Décor, diz que tanto o tema quanto o espaço devem estar de acordo com quem vai usar o ambiente. "Seja um espaço individual ou comum, isso é necessário para torná-lo culturalmente rico, harmonioso e agradável de estar".
Cláudia Zócoli, decoradora - " title="" /> "As cores usadas também são um ponto importante para que o ambiente não se torne cansativo" - Cláudia Zócoli, decoradora

HARMONIA

Jacqueline Salomão acrescenta que é preciso que haja entrosamento entre o profissional e o cliente sobre seu gosto pessoal. "Para isso, é necessário fazer reuniões com a família. Fotos antigas tornam o ambiente personalizado. Gravuras dos beijos de cinema também podem ser usadas, principalmente na sala. A tendência é seguir o gosto do cliente", exemplifica.

Depois de escolhido o tema, Cláudia Zócoli diz que é preciso elaborar a decoração, que pode ser bem discreta, simples ou algo mais requintado e luxuoso. "Tudo dependerá de quanto o cliente está disposto a gastar e o tempo disponível para a obra. Um bom profissional ajudará a fazer uma lista com tudo o que vai precisar para um orçamento prévio de custo e tempo de obra". Segundo a decoradora, quando se projeta um ambiente desse tipo, devem-se levar em consideração seu tamanho, a iluminação que será usada, o desenho e a disposição dos móveis. "As cores usadas também são um ponto importante para que o ambiente não se torne cansativo".
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
25 de maio de 2018
21 de maio de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura