Patchwork assume ar moderno e ganha espaço na decoração

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/08/2010 10:19 Luisa Brasil /Portal Uai
Panô com formas geométricas se integra à decoração moderna da sala de estar - Divulgação Panô com formas geométricas se integra à decoração moderna da sala de estar

Esqueça o aspecto country, florido e com cara de ''casa da vovó''. Estas características, que já foram a marca registrada do patchwork, estão dando espaço para interpretações mais modernas e o resultado disso é que a técnica está reconquistando espaço na decoração de interiores. Quem afirma é a artista têxtil Myriam Melo:  ''A arte têxtil hoje está numa linguagem muito mais universal, ela não está falando só de florzinha e coisas de mulherzinha'', afirma Myriam.

A artista é uma das palestrantes da mostra Rio Design Patchwork, que discute as possibilidades de uso do patchwork na decoração. O evento, que acontece no shopping Minas Casa, em Belo Horizonte, conta com palestras, oficinas e uma exposição que mostra a abrangência da técnica.

O patchwork, que foi moda na década de 70, caiu na vala do kitsch por um tempo e começou a ser relacionado a um ar interiorano, mas agora volta revalorizado em aplicações diversas, que vão muito além das tradicionais colchas e capas de almofadas. ''Ele ganhou um espaço como arte e não só como algo utilitário'', comemora a Myriam, que afirma que, na Europa, existem peças de patchwork que chegam a ser exibidas em galerias de arte.

Revestimentos de cadeiras, sofás, cortinas e paredes são possibilidades do uso de patchwork de uma forma mais contemporânea. Outra peça que tem ganhado espaço nas casas é o panô, espécie de quadro produzido com tecido.

Galeria: veja exemplos do uso de patchwork na decoração

Para Myriam, vários fatores explicam a retomada de força do patchwork. Um deles, mais pragmático, é a necessidade de reaproveitamento de materiais. No entanto, ela destaca um fator social para a revalorização da técnica: a ascenção da mulher na sociedade atual. 

''Durante toda a humanidade a mulher se expressou de uma maneira silenciosa, tecendo e bordando, mas isso era considerado sem importância. Ela saiu para o mundo masculino e o feminino dela ficou guardado. Agora, nós estamos vivendo um momento em que a mulher está em voga e redescobrindo esse prazer,'' afirma Myriam.

Serviço:

Rio Patchwork Design
De 12 a 21 de agosto
Shopping Minas Casa - Av. Cristiano Machado, 3435


Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
02 de julho de 2018
19 de junho de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura