Lojas de móveis e artesanatos em BH oferecem consultoria de projetos para os clientes

Opção é atrativa para quem não está disposto a enfrentar maratona de repaginar a casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 05/09/2010 20:29 Júnia Leticia /Estado de Minas
Renata Pimenta, da Abeto e Grifo Móveis, diz que serviço pode envolver diversos itens para o imóvel, como iluminação - Eduardo Almeida / RA Studio Renata Pimenta, da Abeto e Grifo Móveis, diz que serviço pode envolver diversos itens para o imóvel, como iluminação
5 de setembro de 2010 - Renovar o design da casa, apesar de ser uma delícia, é uma tarefa que dá trabalho. Ter de procurar por profissionais para desenvolver o projeto, móveis e objetos e resolver formas de pagamento pode ser bem cansativo. Para isso, uma opção é recorrer a lojas que reúnem todos esses serviços em um só lugar, facilitando a vida de quem não tem tempo a perder. Gerente comercial da Lider Interiores, Flávia Oliveira diz que a oferta desse tipo de consultoria tem como objetivo agregar valor ao pedido do cliente. Com o projeto, o vendedor tem mais segurança para oferecer adicionais e soluções mais adequadas para cada espaço, além de criar maiores vínculos com o cliente, explica.

A busca pela praticidade faz com que esse nicho de mercado esteja em ascensão, como verifica a dona da Volendam, Maria Angélica Pereira. Além da economia de tempo, poder resolver tudo em um único lugar diminui o risco de erro, segundo ela. É uma solução inteligente para pessoas práticas, objetivas e, principalmente, com pouco tempo para percorrer lojas, envolvendo vários profissionais ao mesmo tempo.

Entre os serviços oferecidos pelas empresas que prestam esse tipo de assessoria, estão a criação, o desenvolvimento e a execução de projetos para o ambiente, como enumera a gerente comercial das lojas Abeto e Grifo Móveis, Renata Pimenta. Esse trabalho envolve desde os móveis até os complementos, como artigos de decoração e iluminação, que valorizem determinados aspectos do espaço.

Para executar o serviço, é necessário um trabalho minucioso, que envolve o levantamento de medidas na casa do cliente. Fazemos isso para que sejam alocados os produtos que a Lider comercializa. Não oferecemos consultoria para reformas, pinturas, iluminação e outros porque não é o nosso foco de negócio, explica Flávia. Caso o cliente queira agilizar o processo de decoração da casa, também pode levar a planta à loja e, com os itens previamente escolhidos, é feito o leiaute. Em ambos os casos, é fundamental que de primeira mão o vendedor faça uma sondagem inicial para que o cliente exponha sua predileção por estilos, cores e necessidades.

É durante o atendimento que são identificadas as prioridades e os desejos de quem quer decorar a casa. A partir daí, é iniciado o projeto, que pode ser completo ou por ambiente, como conta o proprietário da paulista Fort House, Fabio Machado. Muitas vezes atendemos clientes que querem apenas repaginar o quarto, a cozinha ou algum cômodo de sua casa. Neste caso, podemos aproveitar o mobiliário que ele tem ou mesclar com peças novas, dando uma nova cara à residência, explica.

Além de apurar a necessidade específica do cliente e todos os aspectos relevantes no ambiente, assim como espaço, circulação e luminosidade, Maria Angélica ressalta a importância de verificar os recursos financeiros a serem investidos. É preciso verificar a disponibilidade de orçamento para o desenvolvimento de um projeto adequado ao que o cliente pretende investir, destaca Maria Angélica. A partir daí, é só esperar para ver a casa com a nova decoração. O período para que isso ocorra dependerá do tipo de projeto escolhido pelo cliente, como diz a proprietária da Volendam. Tudo depende do espaço, do projeto, mas, normalmente, o período de entrega varia de 40 a 60 dias, pois alguns móveis são feitos sob medida.

PRECAUÇÕES Mas o que fazer para evitar arrependimentos depois de esperar por tanto tempo? A gerente comercial das lojas Abeto e Grifo Móveis, Renata Pimenta, diz que é preciso cuidado na hora de escolher o prestador de serviço. O cliente deve se certificar de que o profissional tem o conhecimento completo da área, comenta. Maria Angélica Pereira aconselha também sempre procurar referências da loja e dos profissionais, ver trabalhos já realizados e discutir bem o projeto.

No entanto, Flávia Oliveira, da Lider, revela que, com esse tipo de consultoria, é muito difícil que isso ocorra. O que pode acarretar em arrependimento da compra após a execução é móvel feito em marcenaria. No caso de lojas que trabalham com produtos que o cliente está vendo, a chance de isso acontecer cai consideravelmente.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023