Sonho projetado por especialistas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 03/10/2010 09:57 Valéria Mendes /Portal Uai
Denise (ao centro), uma das vencedoras de promoção do EM e da Casa Cor, recebe dicas de decoração das designers Sonia e Jane - Eduardo Almeida/RA Studio Denise (ao centro), uma das vencedoras de promoção do EM e da Casa Cor, recebe dicas de decoração das designers Sonia e Jane
3 de outubro de 2010 - O trabalho de decodadores, arquitetos e designers de interiores é visto por muitos brasileiros como um serviço de luxo ou inacessível, embora a realidade mostre que frequentemente um bom projeto resulte em economia, mais conforto e beleza. Em Minas Gerais, profissionais entre os mais reconhecidos nesse mercado se reúnem anualmente para idealizar os ambientes da Casa Cor. Neste ano, uma parceria do evento com o jornal Estado de Minas viabilizou o encontro das especialistas Jane Cabral e Sonia Melo com Denise e Laura Welter, mãe e filha. A dupla foi uma entre os cinco vencedores da promoção Clube A e Casa Cor decoram sua casa.

Há oito anos, Denise e sua filha adolescente vivem em um apartamento de três quartos no Santo Antônio, zona Sul de BH. Quando as duas se mudaram para lá, levaram consigo os móveis da antiga casa, que era maior. O atual lar tem pouco mais de 110 m2 e mãe e filha tiveram que se desfazer de algumas coisas na mudança. Há algum tempo, no entanto, elas estavam decididas a dar cara nova para o imóvel e foram visitar a Casa Cor 2010 para pegar algumas ideias.

Veja também:
Profissionais da Casa Cor investem em propostas com soluções sustentáveis
Confira o resultado da promoção!
Veja o regulamento da promoção Clube A e Casa Cor decoram sua casa

Saíram de lá com muitos planos e Denise já estava disposta a executá-los, mas a filha pediu para que a mãe esperasse já que concorriam a um projeto de decoração na promoção do jornal Estado de Minas. Na última terça-feira, 28 de setembro, a jovem Laura atendeu o telefone e chamou a mãe toda empolgada. É do Estado de Minas, é do Estado de Minas!. A animação não era para menos, já que a dupla concorreu com outros 400 assinantes.

Jane Cabral e Sonia Melo foram autoras do ambiente Quarto do Bebê, da Casa Cor 2010. O trabalho delas será grande, já que as clientes querem mudanças em todos os cômodos da casa, incluindo banheiros, cozinha e quarto de empregada. Entregaremos o projeto completo, e elas podem executar por etapas, afirma Jane. Denise já definiu a prioridade e quer começar pela sala. Um dos quartos era usado para sala de tv e queríamos integrá-lo à sala de estar, afirma a dona da casa. O pontapé foi dado com a aquisição das caixas para o home theater, mas elas precisavam de uma ajuda profissional para deixar o ambiente aconchegante e bonito. Todo mundo quer ajuda de um especialista para aproveitar melhor o espaço, confessa.

Jane e Sonia dizem que a ideia de integrar sala de estar com sala de tv já vem sendo usada há algum tempo e que essa é uma boa solução para aproveitar o espaço. Podemos rebaixar o teto e colocar uma iluminação pontual e indireta para dar uma atmosfera mais aconchegante. As caixas do home theater ficariam embutidas no teto e colocaríamos também poltronas giratórias para dar mais conforto a quem quiser ver alguma coisa na tv, sugere Jane. Denise aprova a ideia. Sofás retráteis também são boa alternativa para as salas multifuncionais, afirma a designer.

O piso da casa de Denise é em madeira. Tábua corrida na sala e copa e taco nos quartos. Para clarear os ambientes, as profissionais sugerem um tapete ou, inclusive, a troca do piso. Como o clima no Brasil é quente e a madeira mantém mais o calor, explica Sonia, o porcelanato é uma opção de fácil manutenção e ecologicamente correta. Mas todas concordam que a madeira tem o seu lugar é um tipo bonito de piso.

Com o novo projeto, o quarto de tv será ocupado por Laura e o quarto da menina será o escritório da casa. Mãe e filha discordam se o computador ficaria ou não no dormitório, mas Jane e Sonia pensarão em uma alternativa que contemple a mudança de planos, caso a adolescente convença sua mãe da necessidade da máquina no seu quarto. Uma cama mais baixa tira a sensação de volume do quarto e como o jovem não tem dificuldade em sentar e levantar, essa pode ser uma opção moderna, afirma Jane.

As designers pretendem aproveitar no corredor da casa de Denise a ideia que tiveram para o ambiente que projetaram na Casa Cor. Como ele é estreito, podemos fazer um corte na alvenaria e colocar um espelho no fundo. Com isso, a gente dobra a sensação de profundidade e elas podem usar os nichos na parede para colocar porta-retrato ou enfeites, explica Jane. Para o escritório, uma chaise com colchão encaixado e confortável que pode servir de cama para uma visita é outra sugestão. A chaise que usamos no Quarto do Bebê tem bolsos removíveis dos lados, fáceis de lavar e que podem ser usados para colocar um livro, contam as especialistas.

Denise reclama de espaço para guardar as coisas no seu quarto. Como a cama dela é alta e foi adquirida há pouco tempo, Jane sugere encaixar debaixo grandes gavetas removíveis com rodinhas. Sonia dá outra dica: os criados ao lado da cama não precisam ser iguais. Você pode usar, inclusive, uma mesa de um lado e um criado no outro.

Na hora de planejar o banheiro Denise aprendeu também uma importante lição. Em visita à Casa Cor 2010, viu uma banheira que gostaria de ter em casa. Mas Jane faz um alerta: quando um cliente vai sozinho a uma loja, ele não tem a sensação de medida real. O local pode ser mais amplo e o objeto desejado ocupar, com isso, um espaço pequeno. Ele vai, compra, gasta tempo e dinheiro e muitas vezes não consegue nem trocar. Outra situação recorrente, segundo a design de interiores, é quando o cliente está com o projeto em mãos e sai para escolher os móveis. Ela descreve: ele escolhe uma mesa de uma loja, um sofá de outra e na hora de agrupar fica uma colcha de retalhos, nenhuma peça se harmoniza com a outra. Denise escapou por pouco da situação descrita pela especialista e as designers se despediram da dona da casa com a missão de descobrir as medidas da banheira para ver se, entre tantos outros desejos da sorteada, esse poderá ser realizado.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023