Festas de fim de ano podem ser uma boa oportunidade para renovar a sala de jantar

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 13/10/2010 10:14 CorreioWeb /Lugar Certo
Ambiente 'Sala de Jantar' dos decoradores da família Camila Guerra, no Decora Fácil Unilar 2010 - Foto: Sidney Lopes/EM/D.A Press Ambiente 'Sala de Jantar' dos decoradores da família Camila Guerra, no Decora Fácil Unilar 2010
Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter

13 de setembro de 2010 - O final do ano está chegando e muitas pessoas já começam a se preocupar com as festas e em ter um local aconchegante para receber amigos e familiares. Essa é uma ótima oportunidade para dar uma renovada na sala de jantar. O projeto desse ambiente merece um cuidado todo especial, pois hoje é considerado área social de suma importância dentro de uma casa ou apartamento.

Houve uma época em que era algo reservado, só para os moradores, mas, atualmente a sala de jantar se tornou mais casual e integrada ao restante das áreas sociais das residências, uma área de convívio. Por isso, precisa ser um ambiente elegante, confortável e gostoso, apropriado para receber visitas em almoços ou jantares agradáveis.

Para harmonizar e dar ao ambiente o perfil, ou estilo dos donos, os móveis devem ser escolhidos cuidadosamente, pois é possível fazer uma composição afinada com mesas, cadeiras, aparadores, objetos de decoração e lustres. Mas, para adequar o ambiente com a forma de vida dos moradores é necessário avaliar se a família é numerosa, tem muitas crianças, neste caso é bom pensar em uma sala de jantar espaçosa e prática.

Há também a opção de criar uma sala de jantar multifuncional ou interligada a cozinha. Hoje o hobby de muitas pessoas é cozinhar e é crescente a tendência de criar ambientes gourmets integrados à cozinha e à sala de estar. Neste caso, pode-se pensar em um projeto em módulo definido, “Esses móveis valorizam e aproveitam melhor os espaços, não deixando áreas mal resolvidas, ou perdidas como se observa em projetos mais tradicionais.”, destaca Fábio Izar, empresário da Fort House – empresa especialista em móveis de alto padrão.

A mesa de jantar é sem dúvida o grande destaque do ambiente. Hoje é possível encontrar esses móveis em formatos e dimensões variadas e também extensíveis, que aumentam, conforme a necessidade dos anfitriões. Há soluções apropriadas para cada ambiente como: redondas, que são mais indicadas para conversar e suavizam o ambiente, pequenas e quadradas são ideais para espaços menores, entre outras.

Para escolher as cadeiras é necessário além de estilo, pensar em praticidade e nos eventuais usuários. Hoje não se segue um rigor para compor a mobília da mesa, que podem ter um conjunto de cadeiras iguais ou diferentes, com modelos distintos ou não, e até com jogo de cores variado. O estilo de vida dos moradores deve ser levado em consideração na hora da escolha dos tecidos que revestirão as cadeiras. É necessário avaliar se existem crianças ou animais na casa, pois há tecidos que ocultam mais as sujeirinhas indesejadas, há também produtos impermeáveis e fáceis de limpar. As capas laváveis são opções que podem ser utilizadas sem problema.

Uma boa solução e ajuda na hora de redecorar, começa sempre com uma visita a uma loja, e hoje algumas oferecem auxílio nesse trabalho. Lojas de alto padrão, como a Fort House, ajudam na escolha dos objetos, fazem o projeto completo, se necessário, e ainda oferecem moveis em consignação para que o morador confira como ficou, e tenha tempo para decidir se ficará com a peça realmente, ou trocará por outra.

“Identificamos as necessidades e desejos durante a visita do cliente, e a partir disso, iniciamos o projeto. Fazemos o projeto completo, porém, muitas vezes atendemos cliente que querem apenas ‘repaginar’ algum cômodo de sua casa, neste caso, podemos aproveitar o próprio mobiliário do cliente, ou mesclar com peças novas, dando um estilo remodelado a residência”, explica Izar.

Para receber muito bem os convidados, vale o esforço de construir um ambiente especial. Mas, além de pensar em cardápio excelente, use a criatividade com detalhes como acessórios, louças elegantes, peças decorativas, que podem ser substituídas de vez em quando como esculturas, garrafas de vidro ou cristal, luxuosos guardanapos, suportes de bebida, velas ou arranjos florais - para agregar mais encanto às suas refeições. Nas festividades de final de ano é interessante usar as cores tradicionais de natal ou de reveillon, dependendo do objetivo do evento.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
09 de novembro de 2018
24 de outubro de 2018

No Lugar Certo você encontra o que procura