Os olhos começam a arder, o nariz a coçar e, em seguida, vem uma sucessão de espirros que parecem não ter fim. Basta sentar na cama ou pisar no tapete para que os sintomas da alergia apareçam. Diante do problema, profissionais de decoração ganham um novo desafio: montar uma casa onde os vilões da alergia como o ácaro, bactérias e fungos não são bem-vindos.
A designer de interiores Cibele Martins convive com problema dentro de casa, pois o marido é alérgico a ácaro. Logo que se casou, ela teve que adaptar toda a decoração para evitar o acúmulo de poeira e facilitar a limpeza. Cibele levou a experiência para os clientes e teve uma surpresa: muitos eram alérgicos e não consideravam isso na hora de decorar a casa. Posso dizer que em 99% dos casos, sou eu que pergunto ao cliente sobre a alergia, pois a as pessoas não costumam pensar nisso, diz.
Segundo o alergista e presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia em Minas Gerais, Leandro Augusto Vilela Rabelo, cerca de 15% da população brasileira sofre com alergias respiratórias. Ele explica que a doença pode ser provocada por partículas de microorganismos e insetos, como a barata, que ficam acumuladas principalmente nos colchões, travesseiros, sofás e carpetes.
A alergia pode levar a quadros como conjuntivite, renite e asma, destaca. O médico lembra que manter o ambiente limpo e arejado é essencial para prevenção. Colocar os colchões e travesseiros ao sol também é interessante, pois o calor mata o ácaro, acrescenta.
A designer de interiores acredita que a sala é um dos principais focos para os inimigos do nariz, pois é lá que estão os estofados, cortinas e tapetes. Não existe tecido antialérgico, então a solução é o sofá de couro ou couríssimo, pois fica limpo com um pano úmido e não acumula poeira, afirma
A alergia também pode vir de baixo: pisos quentes, como madeira e taco, acumulam poeira e são mais difíceis de limpar. O ideal é colocar pisos frios, como porcelanato, granito ou a cerâmica comum, afirma a designer. No quarto, os cuidados devem ser principalmente com a cama. Os estrados da cama são foco para os microorganismos, por isso prefiro o formato Box. Basta limpar entre os colchões com um pano úmido pelo menos uma vez por mês, destaca.
Cibele lembra, ainda, das sancas de gesso e armários altos que acumulam poeira e são lugares difíceis de limpar. Na cozinha, é bom que os armários avancem até o teto para não acumular gordura também, observa.
Alérgico a ácaro, o administrador Daniel Herculano de Freitas, 30, não pensou duas vezes na hora de adaptar a decoração de sua casa. Desde criança tinha crises fortes de alergia que só foram amenizadas depois de cinco anos de tratamento específico. Passava a maior parte do ano no hospital, sofri demais com alergia, conta.
Daniel trocou o sofá, a cortina, o tapete e o piso da casa