Autoconhecimento para criar

Sentir é o verbo que mais deve ser conjugado na hora de idealizar espaços emocionais. A partir daí, basta usar com a decoração e a arquitetura algumas terapias alternativas

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 26/12/2010 12:25 Júnia Leticia /Estado de Minas
Eduardo Almeida/RA Studio
Acompanhe também o Lugar Certo pelo Twitter

26 de dezembro de 2010 - Para criar espaços emocionais, a dica da designer de interiores Kenya Elias é seguir os instintos. A partir daí, com recursos simples, desfrutar dos benefícios das diversas terapias utilizadas para aumentar o bem-estar. “Por meio da aromaterapia, podemos usufruir de difusores, valorizados com velas. Os incensos podem ser utilizados para a limpeza e harmonização”, exemplifica.

Além desses recursos, Lorena Romão fala que há outras alternativas, que também requerem pouco investimento, para criar um ambiente que aguce o olfato. “Flores naturais dão diferentes toques ao aroma do local e funcionam como calmantes ou estimulantes, por exemplo, dependendo de suas recomendações”, conta a arquiteta.

Com relação a cada ambiente da casa, Isabella Magalhães sugere alguns aromas. “No quarto de dormir ou para um bebê, a lavanda é excelente para a insônia, altamente relaxante, e vale até borrifar o spray com o óleo nos lençóis e travesseiros”, aponta. Na sala, ela diz não ser recomendável abusar dos aromas fortes, amadeirados ou de flores. “Uma dica para receber os amigos é a utilização das essências cítricas, que estimulam a convivência”, fala. Já nos banheiros, os mais indicados são os óleos antissépticos, com a predominância de aroma do eucalipto, que deixam o ambiente com sensação de limpeza e bem-estar.

No caso da cromoterapia, Kenya Elias diz que é preciso conhecer o uso e as emoções associadas a cada cor. “Para isso, faça as seguintes perguntas: quais cores me dariam o efeito que desejo? São atraentes ao olhar? Terei um resultado de contraste, luz e cor? Nas cores, harmonia significa um arranjo estético de partes que formam um agradável todo”, acrescenta, ressaltando que tonalidades vivas devem ser usadas com cautela. Também é preciso limitar o número de cores utilizadas e usar tonalidades compatíveis.

A cromoterapia pode contar também com o auxílio de recursos disponíveis em lojas especializadas em iluminação. Lâmpadas de diferentes cores e até mesmo abajures de cúpulas coloridas são apontados por Lorena Romão como alternativas para estimular as emoções por meio das cores. “São opções baratas e encontradas facilmente em departamentos de iluminação.”

Outra importante terapia que pode ser utilizada na criação de espaços emocionais é o feng shui. Kenya Elias explica que a técnica chinesa de harmonização é usada para ativar a energia com procedimentos simples. Para isso, é necessário que os objetos sejam dispostos nos lugares certos. “Aposte em fontes, móbiles, mensageiros dos ventos, aquários e espelhos. Tudo o que puder ser acionado e mantido em movimento, seja pela força da natureza ou pela eletricidade. Eles tendem a fazer circular melhor os fluidos do bem e desviam as vibrações negativas”, pontua a designer de interiores.

Da cristalterapia é utilizado o poder de dispersar a energia estagnada dos ambientes. Isso é obtido com a refração da luz do sol no cristal multifacetado, que espalha reflexos que têm uma força restauradora. “Para obter tranquilidade e paz, é recomendada a pedra ágata azul, pois ela ajuda a acalmar as emoções, proporcionando paz interior, alivia o estresse e estabelece equilíbrio”, sugere Isabella Magalhães.

IDENTIDADE
De todos os recursos para a modificação da vibração de um ambiente, o mais simples é a música, de acordo com Amanda Ribas. Para isso, basta escolher a que o morador mais se identifica e que tem o poder de tranquilizá-lo. “Com apenas uma música ambiente você transmite o que deseja para o local.”

Para desenvolver um projeto de espaço emocional que tenha esses elementos, antes de mais nada é preciso saber que cada um deles demanda materiais em quantidade e natureza diferentes. Por isso, é complicado estabelecer uma faixa de valor absoluto para a obra, conforme diz Amanda. “Mas podemos ressaltar as possibilidades de o próprio morador participar da execução de alguns dos elementos que farão parte da decoração”, aponta. Mas, para ter uma noção de valor a arquiteta diz que o preço para a elaboração de um projeto para um ambiente desses gira em torno de R$ 850.

Carlos Altman/EM/DA Press


Aromaterapia
Utilize difusores, valorizados com velas e incensos. No quarto de dormir ou para um bebê a lavanda é excelente para a insônia, é altamente relaxante, e vale até borrifar o spray com o óleo nos lençóis e travesseiros. Na sala, é bom não abusar dos aromas fortes, amadeirados ou de flores. Uma dica para receber os amigos é a utilização das essências cítricas, que estimulam a convivência. Nos banheiros, são mais indicados os óleos antissépticos, com a predominância de aroma do eucalipto, trazendo ao ambiente sensação de limpeza e bem-estar.

Cristalterapia
Usada para dispersar a energia estagnada dos ambientes, funciona a partir da refração da luz do sol no cristal multifacetado, que espalha reflexos que têm força restauradora. Para obter tranquilidade e paz, é recomendada a pedra ágata azul, que ajuda a acalmar as emoções, proporcionando paz interior, alivia o estresse e estabelece equilíbrio.

Cromoterapia
É preciso que você conheça o uso e as emoções associadas a cada cor. Para isso, questione-se: quais cores me dariam o efeito que desejo? São atraentes ao olhar? Terei um resultado de contraste, luz e cor? O branco representa simplicidade, limpeza, paz, pureza, harmonia e estabilidade; o verde alivia e acalma; o azul traz tranquilidade e as cores quentes, como amarelo, laranja e vermelho, são utilizadas em locais agitados.

Feng Shui
Técnica chinesa de harmonização usada para ativar a energia com procedimentos simples, consiste na disposição adequada dos objetos. Para melhor usufruir desta energia, aposte em fontes, móbiles, mensageiros dos ventos, aquários e espelhos. Tudo o que puder ser acionado e mantido em movimento, seja pela força da natureza ou pela eletricidade, tende a fazer circular melhor os fluidos do bem e desviam as vibrações negativas.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023