Rodapés são discretos, mas fundamentais

Variedade de materiais disponíveis no mercado e matérias-primas usadas permitem, atualmente, combinações diversas em casa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 16/04/2011 12:18 / atualizado em 16/04/2011 13:51 Joana Gontijo /Lugar Certo


Talvez passe imperceptível para olhos pouco atentos. Mas, se está faltando, logo se percebe. Os rodapés cumprem um importante papel estético na composição dos ambientes e, assim como os quadros, funcionam como uma moldura do espaço, destacando tanto o piso quanto a parede. Eles podem ser feitos de uma infinidade de materiais, para locais frios e quentes, e a opção vai de acordo com a personalidade de cada um.

As matérias-primas mais comuns são madeira, MDF (que pode ser entegue cru, pintado ou revestido de diversos tipos de acabamento), HDF, mármore, cerâmica, porcelanato, pastilha, PVC (geralmente embute fiação), epoxi e poliestireno expandido, o EPS. Resistente a cupins e à umidade, este último está em alta: é um material reciclado, feito de sobras de plásticos, como isopor e carcaças de computador. Se forem pertinentes, também podem ser usados gesso e cimento, afirma o decorador Fernando Piva. “Tudo depende do projeto”, pontua. Ele conta que prefere os rodapés mais limpos, neutros, que podem ser brancos ou do mesmo material do piso, o que vai de acordo com o contexto e a utilização do espaço.

 

Veja mais fotos de rodapés

Para definir o desenho do rodapé, mais moderno ou clássico, o que comanda é o estilo do restante da decoração, continua o decorador. “Uma dica para não errar é rodapé de madeira pintado de branco, com altura a partir de 12cm. Uma tendência são os modelos altos, com altura superior a 20cm”. O acabamento é comercializado em barras, mas o preço geralmente é por metro, ou por peça, no caso dos exemplares de porcelanato. “Prefira um modelo pronto e, se possível, leve uma amostra para avaliar como fica no local”, indica Fernando Piva.

Na Eucatex, o rodapé é vendido em caixas com cinco unidades, sendo cada peça com 2,4m de comprimento. A gerente de marketing da empresa, Flávia Athayde Vibiano, lembra que antes, quando o local de instalação era um piso frio, o cliente tinha que cortá-lo para fazer o rodapé, e agora já são vendidos os modelos ideais para esses ambientes, feitos de cerâmica ou azulejo. “Se você escolheu um determinado revestimento porque permite ser lavado com água abundante, deixe de lado os rodapés de madeira e MDF, mais adequados a áreas secas”, acrescenta.

Acompanhando a tendência, percebe-se que os profissionais de decoração têm abusado um pouco mais das cores e desenhos na parede e no piso. “Nestes casos, o rodapé acaba ficando branco porque ele serve como moldura, um paspatour, enfatizando os tons do piso e da parede, e valorizando a composição do ambiente”, continua Flávia. Para escolher o rodapé, é questão de gosto. “Tem as pessoas que gostam de um desenho clean, sem muita curva, mais liso, reto, remetendo ao moderno, e tem os que gostam de um desenho mais tradicional, com curvas e detalhes clássicos. Por isso procuramos ter na linha um desenho que acompanhe todos os gostos. A escolha vai de acordo com cada um. Acho que o ponto certo é a sua personalidade. A casa é um ninho, um lugar que tem que ter a sua cara, um lugar onde você se sinta à vontade para receber os amigos. Cada um deve optar pelo o que gosta, independente da moda”, pontua a gerente de marketing da Eucatex.

Salão de Festas de Beto Tozi para a Campinas Decor 2010 - Divulgação Salão de Festas de Beto Tozi para a Campinas Decor 2010
Como enfatiza Flávia, para tudo o que se vai fazer em casa é preciso considerar, além da questão estética, também a funcionalidade dos produtos. “Se você precisa de um rodapé para esconder a fiação, então deve optar pelos modelos que tem passagem de fio atrás, para depois não ter que passá-lo por cima do rosapé, que fica feio. Deve se considerar também o local onde o rodapé será instalado, se é uma área que vai ser lavada ou não. O consumidor deve fazer uma lista do que ele está precisando: se é só beleza, como uma moldura para a sala ou para o quarto, para realçar a parede ou o piso, há mais liberdade para escolher; ou, se tem impeditivo na área funcional, isso deve ser levado em conta para depois não ser um produto que vai gerar dor de cabeça”.

Para a instalação, os rodapés são pregados na parede, com o uso de um pouco de cola PVA para ajudar na aderência. “Não é nada muito difícil. A pessoa deve ter um pouco de cuidado ao colocar as emendas, e o mínimo de conhecimento sobre como se corta o material para não ficar descascando ou com rebarba. Mas o ideal é sempre um profissional para o resultado ficar melhor”, alerta Flávia. Para a manutenção, um pano úmido bem torcido, porque o rodapé já é revestido de maneira fácil de limpar.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023