Lugarcerto

Curingas da decoração

Júnia Leticia
Para a arquiteta Raquel Nogueira, os móveis sob medida são uma boa pedida - Foto: Eduardo Almeida/RA Studio

Com relação ao design dos móveis, a arquiteta Raquel Nogueira indica o uso dos que têm linhas retas, com escalas de cores mais claras. Segundo ela, essa escolha permite mais leveza ao espaço. “Os pufes ou mesinhas pequenas de canto também são ótimas escolhas, pois são peças curingas, que se encaixam em diversos locais.”

E para não comprar o que não será utilizado, a arquiteta Flávia Soares recomenda que o morador – ou moradores – faça uma análise precisa das suas próprias necessidades. “Muitas vezes, uma peça que ficou ótima na casa de uma pessoa não vai funcionar para você. Atualmente, o consumo desenfreado faz com que as pessoas, muitas vezes, comprem peças erradas e sem nenhuma utilidade.”

Mesmo com essas dicas, se o interessado quiser contar com ajuda profissional para desenvolver o projeto, Marina explica que o valor a ser cobrado depende diretamente do trabalho. “Se haverá necessidade de obra, aproveitamento de móveis anteriores, detalhamento de móveis sob medida, ou ambos, projeto luminotécnico e de forro, entre outros.”