PVC tem sido cada vez mais usado na decoração

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 19/04/2011 11:48 / atualizado em 19/04/2011 11:51
Interfloor/Divulgação

Quem já se acostumou a ver o PVC apenas como parte da tubulação de casas está parado no tempo. Hoje, é matéria-prima na decoração de ambientes modernos. A arquiteta Soraya Brixi afirma que, ao alcance da vista, o material tem conquistado a cada dia mais espaço, com aplicações em forros, esquadrias de portas e janelas, divisórias, piscinas, decks e lambris. “Além da beleza estética, ele oferece durabilidade, resistência e facilidade de manutenção e aplicação.” Ainda de acordo com a arquiteta, o PVC tem passado por um processo de evolução e isso agregou novas características de texturas e cores. Por ser produzido em manta de grande dimensões, proporciona também a redução de tempo e de mão de obra para sua aplicação, ao contrário daqueles que vêm em placas ou lâminas.

Para o arquiteto Marcelo Aflalo, uma das melhores aplicações do PVC é nos batentes das portas, principalmente em casas localizadas no litoral. “Ele é mais barato e durável que o alumínio”, justifica. Outra boa aplicação é no quarto de crianças, por ser mais fácil de limpar. Mesmo assim, Marcelo afirma que ainda há um certo preconceito com o uso do material no mercado residencial. “Os clientes de classe média e alta não gostam muito da ideia.”

Matéria-prima renovável

O PVC (policloreto de vinila), também conhecido como vinil, é um tipo de plástico diferente dos demais. Segundo o engenheiro químico Miguel Bahiense, esse material é o único que não é completamente derivado do petróleo. Sua matéria-prima principal é o sal marinho — 57% da resina de PVC, em peso, origina-se dele. “Os 43% restantes correspondem ao petróleo, mas que já pode, inclusive, ser substituído pelo eteno, produzido a partir da cana-de-açúcar, o que permite a resina ser derivada de matérias-primas totalmente renováveis.” Entre as principais características, aponta o engenheiro, estão a resistência à ação de fungos, bactérias, insetos e roedores, e a impermeabilidade a gases e líquidos. Além disso, o PVC é um bom isolante térmico, elétrico e acústico.

Tags: decoração

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
13 de julho de 2023
04 de julho de 2023