Algumas características das cores

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.
postado em 22/05/2011 10:03 / atualizado em 22/05/2011 10:10 Júnia Leticia /Estado de Minas
SXC.hu/Banco de Imagens

Amarelo:
Considerado a cor do estímulo e da criatividade. É indicado para ambientes como escritórios e cantos de estudo.

Azul: Ao contrário do amarelo, tem um efeito calmante, é essencialmente tranquilizante e, em alguns casos, restaura o equilíbrio emocional ao criar um ambiente mais aconchegante. Cuidado com o excesso de azul, pois poderá provocar sono. A cor é indicada para quem é muito agitado.

Branco: Visualmente, transmite uma elevada percepção do espaço, o que ajuda na decoração de locais pequenos. Ele passa também uma sensação de limpeza, em muitos casos, até exagerada. No entanto, precisa receber uma luz intensa direta, trazendo uma sensação de mais claridade. Seu excesso pode ser quebrado com a disposição de móveis com tecidos coloridos, quadros ou outros objetos de decoração.

Laranja: Usado moderadamente, estimula os sentidos da criatividade e da comunicação. Em casa, ambientes como sala de visitas, de jantar e cozinha são os preferidos.

Marfim: Por ser uma variação do branco para o amarelo, assim como palha ou pastel, é um tom considerado neutro e pode ser utilizado em qualquer ambiente. Porém, não tem muita vida. Quanto mais suave, mais fácil de combinar com outras cores.

Marrom ou castanho: Transmitem a ideia de terra, lembram madeira e deixam um aspecto rústico na decoração. São consideradas cores sólidas e calorosas, transmitindo sensação de envolvimento.

Preto: Simboliza sobriedade e drama, assim como sofisticação e glamour. Muito usado em contraste com o branco. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.

Rosa: Acalma e representa perfeitamente o lado feminino do ser humano. No entanto, a utilização da cor em excesso é desgastante, podendo transmitir fraqueza emocional.

Verde: Proporciona descanso e tranquilidade, traz mais alegria e vida, ajudando a combater o estresse. Para casas onde existem problemas de saúde, o verde é uma ótima ideia.

Vermelho: Muito usado nos dias de hoje, é uma cor que capta e chama a atenção, evocando energia e sensualidade. No quarto de casal, ativa a sexualidade, enquanto na sala ou cozinha estimula o apetite e a fala. Um móvel ou uma única parede já é suficiente. Cuidado com o excesso.

Violeta: Traz tranquilidade, sossego e calma ao ambiente. É muito bom para a saúde. Em casa, os melhores ambientes são os quartos de bebê e locais de descanso.

Fonte: Maria de Lourdes de Souza, professora do curso de design de interiores do Inap

Tags: cores

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
600

Últimas Notícias

ver todas
05 de dezembro de 2019
03 de dezembro de 2019

No Lugar Certo você encontra o que procura